Doença de Kienbock provoca dor no punho

A doença de Kienbock é uma enfermidade que atinge um dos ossos pequenos que compõe parte do punho, chamado de osso semilunar. Quando esse osso não tem irrigação sanguínea de forma adequada ele começa a deteriorar, ocasionando dor constante na área do pulso do paciente e problemas na movimentação da mão.

Apesar desta condição atingir todas as idades, ela é mais frequente entre pessoas na faixa dos 20 aos 40 anos e dificilmente acontece dos dois punhos serem atingidos simultaneamente.

 

Quais as formas disponíveis para mitigar os sintomas

Os procedimentos usados para tratar a doença de Kienbock são feitos para diminuir a dor e melhorar os movimentos do pulso, já que normalizar o fluxo sanguíneo para o osso é uma tarefa muito complexa. Para aliviar a pressão sobre o osso e diminuir os sintomas dessa doença, existem várias opções a disposição do médico ortopedista que analisará o caso, sempre levando em conta o nível de evolução da doença e da gravidade dos sintomas.

 

Algumas das alternativas para tratar dessa doença são:

  1. Imobilizar o punho

A paralisação dos movimentos do pulso na maior parte dos casos já melhora o quadro. Essa ação retira a sobrecarga sobre o osso, fazendo com que a pressão no local reduza e a inflamação diminua. A opção mais comum de imobilização é utilizar gesso na mão por um período de, ao menos, 2 a 3 semanas.

  1. Uso de medicamentos anti-inflamatórios

A utilização de anti-inflamatórios é a maneira de diminuir o inchaço ao redor do osso semilunar, fazendo a pressão reduzir e amenizando a dor no local.

  1. Fazer alongamento/fisioterapia

Um fisioterapeuta pode realizar exercícios e alongamentos para o punho. Isso trabalha os músculos sobre os ossos, possibilitando o alivio na dor do paciente.

  1. Cirurgia

Nos quadros mais graves da doença de Kienbock, quando as opções anteriores não surtem efeito, a cirurgia passa a ser cogitada. A escolha da técnica a ser usada na operação será feita pelo médico levando em consideração uma ampla avaliação das condições do paciente e da evolução da doença.

Os cuidados necessários para confirmar o diagnóstico

A doença de Kienbock pode ser confundida com a síndrome do túnel do carpo e, por segurança, é preciso fazer um diagnóstico com o médico especialista. Ele poderá solicitar exames como raio X do punho e ressonância magnética. São estes exames que permitem a análise do grau de avanço da doença com mais precisão.

Em caso de qualquer dúvida, consulte um ortopedista.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes