Hérnia de disco

Hérnia

A hérnia de disco é uma condição que afeta as costas. Pode causar dor, dormência ou formigamento em uma ou ambas as pernas.

Para entender o que ela é e como causa os sintomas, é útil aprender um pouco sobre as costas e a coluna.
A parte traseira é composta por:

●Vértebras – Estas são as suas “costas”. Elas ficam uma em cima da outra como uma pilha de moedas. Cada osso tem um orifício no centro. Quando empilhados, os orifícios nos ossos formam um “tubo” oco que protege a medula espinhal;
●Medula espinhal e nervos – A medula espinhal é como uma estrada de nervos que conecta o cérebro ao resto do corpo. A medula espinhal passa por orifícios nas vértebras. Os nervos espinhais se ramificam da medula espinhal e passam entre cada vértebra. A partir daí, eles conectam aos braços, pernas e órgãos. (É por isso que problemas nas costas podem causar dores nas pernas ou problemas na bexiga);
●Músculos, tendões e ligamentos – Juntos, os músculos, tendões e ligamentos são chamados de “tecidos moles” das costas. Esses tecidos moles sustentam as costas:
●Discos – discos de borracha ficam entre cada uma das vértebras para adicionar amortecimento e permitir o movimento.

Os discos têm uma casca externa dura e um centro gelatinoso. A casca externa dos discos pode, às vezes, se quebrar, derramando o material gelatinoso de dentro. Isso é o que os médicos chamam de hérnia de disco.
Essa complicação pode causar sintomas, porque o material gelatinoso que sai deles pode irritar os nervos próximos. Além disso, o próprio disco pode inchar e pressionar essa região nervosa.

As hérnias de disco nem sempre causam sintomas. Quando isso acontece, os sintomas mais comuns são formigamento, dor ou dormência que se espalha por uma perna. Esses sintomas afetam diferentes partes da perna, dependendo de qual disco da parte inferior das costas está herniado.

Os exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, podem mostrar a aparência dos tecidos nas costas. Esses testes podem encontrar uma hérnia de disco, se houver. Mas, não é comum ser solicitado até que a pessoa tenha os sintomas por pelo menos 4 a 6 semanas. Na maioria dos casos, não faz sentido solicitar o exame mais cedo, porque o tratamento para hérnia de disco durante as primeiras semanas é o mesmo, não importa o que um exame de imagem possa mostrar.
Procure ajuda especializada se:

●Surgir uma nova dor nas costas que vai para a virilha ou desce pela perna;
●Dor nas costas ou nas pernas, juntamente com fraqueza nas pernas ou problemas em controlar seus intestinos ou bexiga;
●Um problema chamado “pé caído”, que ocorre quando você não consegue manter o pé para cima. Você pode notar isso especialmente ao caminhar;
●Dor nas costas ou nas pernas, juntamente com febre ou outros sintomas que preocupam.
Uma das terapêuticas utilizadas é a intervenção cirúrgica. No entanto, a maioria das pessoas se dá bem com tratamentos mais simples, como:
●Medicamentos para a dor;
●Medicamentos para relaxar os músculos (chamados relaxantes musculares);
●Injeções de medicamentos que anestesiam as costas ou reduzem o inchaço;
●Fisioterapia para ensinar exercícios e alongamentos especiais;
●Manipulação da coluna, que ocorre quando alguém, como um fisioterapeuta ou um quiroprático, move ou “ajusta” as articulações de suas costas;
●Acupuntura, que ocorre quando alguém que conhece a medicina tradicional chinesa insere agulhas minúsculas em seu corpo para bloquear os sinais de dor;
●Massagem.

Quando a cirurgia é a terapia escolhida, um dos seus objetivos é remover uma parte danificada do disco. Às vezes, toda essa estrutura é removida. Isso pode ajudá-lo a se sentir melhor mais rápido do que sem cirurgia. Mas, como qualquer intervenção, também traz riscos.
Embora a cirurgia possa acelerar a recuperação, geralmente não é necessária para uma hérnia de disco. Isso ocorre porque, com o tempo, o corpo absorve a geleia de um disco danificado e se cura por conta própria. Mas isso pode levar meses.

As pessoas costumavam pensar que o repouso na cama era a melhor coisa para uma lesão nas costas. A verdade é que o repouso na cama pode piorar os problemas nas costas. Isso porque as costas podem ficar fracas e rígidas com muito repouso. Não se preocupe em se prejudicar por ser ativo. Pode doer um pouco mais quando você se movimenta, mas a atividade lhe fará bem.

Provavelmente, a hérnia de disco não pode ser evitada. As pessoas, às vezes, pensam que têm essa complicação porque levantaram algo da maneira errada ou esticaram as costas de alguma forma. A verdade é que não há muitas provas de que mover ou levantar de forma errada pode causar uma hérnia de disco.
Em caso de sintomas ou dúvidas, entre em contato e agende sua consulta!