Idosos: Se você tem um em casa, precisa ler isso!

A pandemia de Covid-19, que teve início no ano de 2020, nos mostrou que precisamos cuidar com muito mais carinho das pessoas que amamos, pois elas são insubstituíveis. Com isso em mente, começamos a olhar com mais atenção a importância dos cuidados com os nossos idosos, já que eles precisam de ajuda para se manterem saudáveis.

Contudo, o isolamento social, resultante da pandemia, acabou fazendo com que as pessoas, principalmente os mais velhos, ficassem muito mais tempo em casa e isso, por vezes, pode aumentar o nível de stress e o risco de acidentes.

Permanecer em casa, para a maior parte das pessoas, é estar em um local seguro e sem perigo. Para as pessoas idosas, esse mesmo lugar pode representar um alto risco de acidentes. Conforme informações retiradas do Sistema Único de Saúde (SUS), em torno de 75% dos acidentes que pessoas com mais de 65 anos sofrem acontecem dentro de casa, sendo as quedas os incidentes mais recorrentes.

Quando olhamos em detalhes os dados do SUS, vemos que em nosso país cerca de 30% das pessoas idosas têm acidentes com quedas ao menos uma vez por ano. Para os idosos na faixa etária dos 75 anos ou mais, esse tipo de acidente está entre os maiores causadores de óbitos, representando cerca de 70% dos casos fatais. As informações do SUS nos trazem mais dados preocupantes, como os que falam das fraturas. Além disso, as quedas domésticas, muitas vezes, ocorrem quando a pessoa se desloca do quarto em direção ao banheiro durante o período da noite. Cerca de 46% das fraturas acontecem assim.

As causas principais das quedas entre as pessoas idosas são o enfraquecimento da musculatura e dos ossos, perda da audição e visão, resposta adversa do organismo ao uso de alguns tipos de remédios, consumo de bebidas alcoólicas e outras enfermidades, como a artrose, osteoporose, pneumonia, infecções de origem diversa e infarto.

Os homens sofrem menos fraturas do que as mulheres, mas acabam morrendo mais devido às quedas, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Por isso, as famílias que têm idosos em casa devem redobrar os cuidados, adaptando os cômodos, principalmente o banheiro, com a instalação de barras de sustentação para apoio, pisos antiderrapantes e rampas, além de providenciar uma boa iluminação dos ambientes, áreas de circulação sem obstáculos, evitar o uso de tapetes e móveis com quinas pontiagudas.

Dr. Daniel Souto