Obesidade: Entenda como pode afetar o seu joelho

A obesidade é uma enfermidade que tem crescido muito. Ela afeta diversas funções do nosso corpo, causando problemas que ao longo do tempo podem se agravar. Além disso, informações levantadas pelo Ministério da Saúde demonstram que uma de cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso considerado saudável.

Com o passar dos anos, a obesidade tende a aumentar, sendo já muito alta entre os adultos na faixa etária dos 25 aos 44 anos. Doenças como diabetes e hipertensão arterial são comuns em quem sofre com o sobrepeso, mas existe um dano causado pela obesidade que não recebe tanta atenção, que é o impacto que ela tem nas doenças que dão origem a problemas nos joelhos e que prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas.

Essa condição pode gerar danos na cartilagem que reveste a patela (parte anterior do joelho, antes chamada de rótula), podendo causar sentimento de dor e desconforto. Quando caminhamos ou subimos uma escada, por exemplo, a pressão sobre nossas articulações é capaz de atingir até três vezes o peso do corpo, e, se a pessoa está com sobrepeso, lesões nos joelhos podem acabar aparecendo. Já no caso de quem deseja praticar exercícios, observar essa questão é ainda mais importante, pois, em algumas atividades físicas, a pressão sobre as articulações pode variar de sete a dez vezes o peso do corpo, portanto, controlar o crescimento da massa corporal e fortalecer a musculatura é fundamental.

Como podemos ver, a obesidade acentua a possibilidade de surgimento de danos nas articulações e é uma das principais causas dessas lesões.
Sendo assim, o ideal é que tenhamos o cuidado de procurar um ortopedista nos primeiros sinais de que algo não está normal. Na consulta, ele poderá conversar sobre os sintomas apresentados, fazendo uma análise clínica com atenção especial sobre as queixas relatadas, verificando quais atividades podem gerar algum problema nos joelhos e, se for preciso, solicitar exames complementares, como de imagem, para avaliar se existe inflamação, alterações anatômicas ou alguma área degenerada.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes