Quais as lesões comuns do Ciclismo?

Lesões do Ciclismo

O Ciclismo é uma atividade física que trabalha os membros inferiores e se divide em quatro modalidades diferentes: provas em pistas, em estradas, Mountain Bike e BMX.

Ele traz para o atleta uma série de benefícios para o corpo. Alguns deles são o fortalecimento da musculatura, melhora a circulação sanguínea, ajuda na redução do colesterol ruim e diminui o estresse.

Mas os praticantes desse esporte sabem que estão expostos a diversas lesões, hoje vamos aprender sobre as mais comuns.

As lesões mais comuns são:

Quedas – Ao sofrerem quedas os ciclistas ficam expostos a fissuras e fraturas na clavícula e punho e contusões na cabeça. As fraturas devem ser tratadas com um especialistas e normalmente demoram um período de 6 semanas para se recuperarem totalmente.

As concussões precisam de atendimento de urgência pois podem gerar grandes complicações com o passar do tempo.

Dor Lombar – As longas horas de prática enquanto fica curvado sobre o guidão pode aplicar um grande estresse nos ligamentos e discos intervertebrais presentes na coluna vertebral provocando fortes dores na região lombar, que em determinados casos pode causar problemas sérios como a hérnia de disco.

Por isso, para evitar a sobrecarga dessas estruturas, procuro sempre ajustar o guidão, quadros e selim de acordo como a altura do atleta.

Dor no Joelho – Quando o selim é muito baixo, o ciclista sofre pressão exagerada na cartilagem da patela gerando dor na região anterior do joelho (frente). Agora, se o selim estiver alto demais a dor surge atrás do joelho, já que o atleta acaba esticando e sobrecarregando os músculos localizados na região posterior da coxa.

Mãos – Ao praticarem o Ciclismo, o esportista efetua a pressão das mãos no guidão da bicicleta por muito tempo. Isso pode aumentar as chances do aparecimento da Síndrome do Túnel de Carpo e da Síndrome do Canal de Guyon. O sintoma mais comum nesses quadros é o formigamento do membro.

Se você sente algum dos sintomas nos locais mencionados, procure um médico especialista.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes