Saiba os meios para aliviar as dores do joanete

O joanete é uma deformidade que atinge a articulação do metatarso, osso que une os dedos a base do . Essa deformidade faz com que o dedo afetado empurre o outro dedo que estiver ao lado. Ocorre no primeiro dedo do , chamado de Hallux Valgo, mas também pode afetar o quinto dedo sendo conhecido também como joanete de alfaiate. Esse problema é mais comum em adultos, porém crianças também podem desenvolver quando a doença é congênita.

O uso de sapatos de salto, com pontas muito estreitas e apertados são um dos principais motivos do surgimento do joanete pois afeta a distribuição do peso de nosso corpo e acaba comprimindo os dedos.

As mulheres têm mais chances de desenvolver o joanete por causa do uso de sapatos inadequados.

Mas existem outras causas para o aparecimento do joanete, são eles:

• Anatomia anormal dos pés: pé chato, dedão do pé mais comprido que o segundo dedo, etc;
  • Doenças Neurológicas: paralisia cerebral e AVC;
  • Doenças reumáticas preexistentes: artrite reumatóide, gota e lúpus;
  • Hereditariedade: grande parte dos pacientes com joanete têm histórico da doença na família.

Os sintomas do joanete são dor, vermelhidão e calor no local devido a inflamação que a articulação sofre. Aparecimento de saliência óssea semelhante a um calo e rigidez no dedo afetado.

Mas fique sabendo que há meios de aliviar a dor no joanete.

Alguns métodos são:

DEIXE SEUS PÉS DE MOLHO: A água quente ajuda as articulações e alivia as dores. Coloque seus pés na água quente, no mínimo por 20 minutos.

APLIQUE COMPRESSAS DE GELO: Se o paciente sofre com inflamação na saliência óssea as compressas com gelo é uma boa opção pois ajudam a diminuir tanto a inflamação quanto a dor no local.

USAR PROTETORES E CORRETORES PARA JOANETE: Eles servem para proteger a saliência óssea do atrito, já os corretores são normalmente usados a noite e pressionam a articulação com o objetivo de diminuir o calo.

USE SAPATOS CONFORTÁVEIS: Opte por calçados mais largos na frente já que os sapatos muito apertados aumentam o problema.

FAÇA MASSAGENS NOS PÉS: A massagem serve para aliviar a tensão nos dedos. O paciente pode pisar em uma bola de tênis e gire-a no chão utilizando o pé. Outra opção é alongar os dedos, puxando-os para cima com cuidado.

TENHA UMA DIETA SAUDÁVEL: Consuma alimentos com propriedades como abacaxi, gengibre, pimentão vermelho e a ervilha.

Se os sintomas não melhorarem e o caso se agravar o médico pode recomendar uma cirurgia para remover a saliência óssea e realinhar o dedo afetado. Se você sofre com joanete procure o médico ortopedista, somente ele poderá indicar o tratamento correto.