Sobrepeso x dores no joelho

sobrepeso

Você sabe quais os males que o sobrepeso e a obesidade causam? De acordo com um estudo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma em cada quatro pessoas, acima dos 18 anos, está obesa. A obesidade se caracteriza por uma doença crônica relacionada ao acúmulo de gordura corporal. Assim, também é considerada um problema de saúde pública.

A principal causa da obesidade é a alimentação inadequada. Além disso, 60,3% da população brasileira estão com sobrepeso. Esse acúmulo de gordura no corpo aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono e causa grandes estragos em nossas articulações, em especial nos joelhos.

Sobrepeso x joelhos

Nossas articulações são responsáveis pela nossa estabilidade, mobilidade e servem para amortecer a carga corporal. A degeneração mecânica dessa cartilagem está associada ao estresse que o sobrepeso causa nas juntas, chegando até a rupturas. Dessa forma, esse desgaste também está relacionado ao desenvolvimento de osteoartrose.
Dores nos joelhos, inchaço e rigidez são os principais sintomas que o paciente sente em função desse desgaste.

Entenda o funcionamento do joelho

Nossos joelhos possuem vetores de força que passam em seu centro, voltados levemente para a sua parte interna. Esses vetores de força são divididos entre cada joelho conforme caminhamos. A cada passada que damos, aumenta a sobrecarga dentro daquele joelho.

Com o sobrepeso, aumenta-se de 30 a 40% a carga exercida sobre o joelho, sobrecarregando a articulação do joelho e causando inflamações nela.

Como melhorar essa condição

Portanto, se você está acima do peso e sente dores nos joelhos ao caminhar, a primeira coisa que precisa ser feita é perder peso. Faça um acompanhamento com um profissional da nutrição. Como a obesidade e o excesso de peso estão ligados também à alimentação inadequada, é necessário passar por um processo de reeducação alimentar.
Desde agora você já pode incluir frutas e verduras nas suas refeições. Lembre-se também de ingerir bastante água ao longo do seu dia, mesmo durante os climas frios, onde as pessoas geralmente ingerem pouca quantidade de água.
Além disso, procure um educador físico para te orientar em um treino que melhore o seu peso corporal. Praticar atividades físicas melhora a força muscular, a circulação sanguínea e as funções cardiovasculares. Assim como, promove a perda de peso, melhora a sua autoestima e causa sensação de bem-estar.

O que fazer ao sentir dores durante os treinos?

É comum quando iniciamos um programa de exercícios físicos sentirmos dores em nossos músculos. Algumas dores são boas, já falei sobre isso aqui no blog, clique aqui e saiba mais. Porém, se as dores persistirem por dias pode ser um indicativo de que algo está errado em suas articulações. Portanto, procure o atendimento de um ortopedista especializado em joelhos para fazer uma avaliação e manutenção das suas articulações.

Dores contínuas, inchaço, dificuldade ao fazer movimentos simples, podem indicar doenças nos ligamentos, menisco ou na cartilagem articular. Dessa forma, o médico fará um exame físico, avaliará seu histórico clínico e, se necessário, solicitará exames por imagem para chegar ao melhor diagnóstico.

Mantenha seus exames em dia, procure o ortopedista para fazer uma avaliação antes de iniciar um programa de treinos. Além disso, confira também outras publicações aqui no blog, quero te ajudar a prevenir doenças nas articulações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes