Tendinite de Aquiles provoca rigidez no calcanhar

A Tendinite de Aquiles é uma doença que atinge o tendão calcâneo (popularmente chamado de tendão de Aquiles) e se caracteriza pela inflamação e degeneração dessa região.

O que pode acarretar a Tendinite de Aquiles?

Essa enfermidade se manifesta quando o tendão recebe, de forma contínua, uma carga de trabalho muito acima do que pode aguentar. Além disso, ela também ocorre nos casos em que o tendão tem menos resistência, devido a degeneração, debilidade, envelhecimento ou outras afecções, como a diabetes.
No entanto, essa inflamação também pode estar relacionada a uma menor resistência do tendão, em função de fraqueza, envelhecimento, degeneração ou doenças como por exemplo a diabetes.
Aliás, a utilização de sapatos de salto alto pelas mulheres pode acarretar em encurtamento da musculatura da panturrilha, e isso facilita muito a tendinite no calcâneo, gerando a inflamação no tendão de Aquiles.

 

Que sintomas podem indicar que existe inflamação no tendão de Aquiles?

As reclamações mais comuns de quem tem essa condição são o surgimento de dores e o enrijecimento da parte de trás do tornozelo.
Pessoas que praticam atividades como caminhada ou corrida podem sentir dor no começo do exercício, mas com tendência de melhorar quando o corpo já estiver aquecido. Entretanto, ao final da atividade física, a dor aparece novamente.
Se a pessoa não procurar um médico logo quando aparecem os primeiros sinais, pode acontecer de os sintomas aumentarem de intensidade.

 

Como são classificados os tipos de inflamação na tendinite de Aquiles?

Temos a insercional e a não insercional.
No caso da insercional a área atingida fica na parte inferior do tendão, onde ele esta ligado com o calcâneo. Algumas vezes essa condição esta vinculada à deformidade de Haglund, uma saliência óssea na área do calcâneo que pode fazer compressão em cima do tendão.
A tendinopatia não insercional afeta a região central do tendão fazendo com que ele fica mais encorpado. Aliás, a parte mais sujeita a ter problemas fica situada entre 2 e 6 centímetros do calcanhar, já que é uma área em que a vascularização é menor.

 

Quais são os recursos terapêuticos disponíveis para enfrentar a tendinite de Aquiles?

Em um primeiro momento fazemos com que o paciente reduza, ou até pare completamente, qualquer das atividades que gerem dor na área.
Aliás, nos casos em que ele faz exercícios físicos, como corrida, que existe muito impacto na região dos pés, essa interrupção é ainda mais importante.
Além disso, o médico irá verificar quais os tipos de remédios anti-inflamatórios podem ser usados. Aliado ao uso da medicação também podem ser feitas compressas de gelo para dar alivio na dor e auxiliar no processo de cura da inflamação.

Existem algumas alternativas conservadoras de tratamento que incluem:

Fisioterapia;
Utilização de palmilhas;
Órtese noturna;
Terapia por ondas de choque.

Mas, a escolha do melhor tratamento dependerá do nível da inflamação.

Pode ser preciso fazer uma cirurgia no tendão de Aquiles?

Se o quadro do paciente não apresenta evolução com as alternativas de tratamento acima pode ser que o médico opte por fazer uma cirurgia para recuperar todas as funções normais do tendão.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes