Ácido hialurônico no tratamento de dores ortopédicas

Mulher inserindo seringa na nuca

Conforme o envelhecimento da população mundial aumenta, a prevalência das doenças relacionadas à idade, como a osteoartrite, cresce cada vez mais. Dentre as opções de tratamento para essas enfermidades, a viscossuplementação, injeção intra-articular de derivados do ácido hialurônico, tem se destacado. Isso porque ela é um procedimento simples que traz benefícios para dor e função, melhorando, em muitos aspectos, a cartilagem articular.

O que é a osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença que causa a degeneração da cartilagem articular, comprometendo todos os componentes da articulação. Ela se desenvolve de maneira lenta e progressiva, e afeta principalmente as articulações das mãos, joelhos, coluna e coxofemoral (ligação da coxa com o quadril).

Existem diversos tipos de tratamentos para a osteoartrite, sendo que alguns deles são: manejo farmacológico, órteses, acupuntura e terapia física. No entanto, um tratamento em especial tem se destacado nos consultórios, a viscossuplementação (injeção intra-articular de derivados do ácido hialurônico).

Injeção intra-articular de derivados do ácido hialurônico

A viscossuplementação é a técnica que realiza a aplicação de injeção de ácido hialurônico nas articulações diartrodiais. Seu objetivo é restaurar as propriedades do líquido sinovial, favorecendo a movimentação e proporcionando efeito analgésico, anti-inflamatório e condroprotetor.

O ácido hialurônico é naturalmente produzido pelas células da membrana sinovial. Aliás, suas principais funções são: a lubrificação da articulação, a absorção de impactos, redução do atrito entre os ossos, eliminação de radicais livres, regulação das atividades celulares e propriedades viscoelásticas.

Quando utilizar a injeção de ácido hialurônico?

A viscossuplementação é ideal  para tratar a osteoartrite, para recuperar as propriedades reológicas do líquido sinovial, aliviar a dor e melhorar a função e regeneração da cartilagem articular. Além disso, pode-se também realizar esse procedimento após uma artroscopia.

Quase toda articulação afetada pela osteoartrite pode ser infiltrada. Ou seja, apesar de ser mais comum falar sobre a injeção intra-articular nos joelhos, ela também possui bons resultados nos ombros, tornozelos, quadris, cotovelos, mãos e pés.

Como é a realização da viscossuplementação?

Esse procedimento ocorre em ambulatório. Já a quantidade e a frequência das aplicações dependem do produto utilizado e da avaliação que o médico ortopedista faz do quadro.

No caso da viscossuplementação nos joelhos, a droga hylan G-F 20 é a única que permite apenas uma aplicação de 6ml.

Já os hialurônicos devem ser aplicados semanalmente, por três a cinco semanas. Mas os melhores resultados são aqueles em que o regime de aplicação é de uma vez por semana durante cinco semanas.

A injeção intra-articular de ácido hialurônico também pode ser feita logo após a artroscopia. Nesse caso, a viscossuplementação ajuda a repor o filme de proteção da articulação, além de possuir propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Dessa forma, diminui-se a dor inflamatória causada pela cirurgia.

No entanto, apesar de possuir muitos benefícios, a injeção intra-articular de ácido hialurônico não cura a osteoartrite. Aliás, nenhum outro tratamento é capaz de curar essa doença. Mas é possível controlá-la com uma dieta saudável, exercícios físicos, uso de órteses e de medicamentos, tudo isso aliado à viscossuplementação para proporcionar melhores resultados.

O médico ortopedista é quem trata a osteoartrite e pode indicar a injeção intra-articular. Agende sua consulta!

Veja meus Vídeos

Dr. Daniel Souto

É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.

Artigos recentes