Acupuntura ajuda a diminuir as dores

Acupuntura diminui as dores

Você conhece a Acupuntura? Esse ramo da medicina tradicional chinesa consiste na aplicação de diversas de agulhas nas terminações nervosas presentes na pele. Essa ciência promete vários benefícios como emagrecimento, controle da ansiedade e estresse, diminuição da insônia e dos problemas digestivos.

Agora se você sofre com dor no corpo fique sabendo que a Acupuntura também pode ser sua aliada, pois um outro benefício que o tratamento traz aos seus pacientes é o controle das dores musculares ou relacionadas a doenças crônicas como a artrite reumatoide.

Mas você sabe como a Acupuntura age no alívio da dor?

Ao aplicar as agulhas no corpo, elas entram em contato com os nervos estimulantes situados nos músculos e outros tecidos. Isso provoca a liberação de endorfinas, serotonina, neuropeptídeo Y entre outros fatores neuro-humorais que modificam o processamento da dor na medula espinhal e no cérebro causando a redução das dores corporais.

As sessões de Acupuntura para o alívio das dores devem ser feitas semanalmente ou de acordo com a necessidade do paciente, porém em casos de dor aguda é necessário visitas mais constantes, de preferência em dias intercalados. Com o passar do tempo, essas visitas podem ser mais esporádicas.

Se o paciente possui dores crônicas é indicado realizar as sessões duas vezes por semana durante as três primeiras semanas. Após esse período o especialista pode recomendar consultas semanais.

As sessões de Acupuntura doem?

Normalmente, as sessões não apresentam nenhum desconforto ou dor para os pacientes, mas as finas agulhas podem causar uma pequena sensação de formigamento. Se o paciente sentir dor intensa durante a inserção da agulha significa que um tendão ou outra estrutura pode ter sido afetada.

Apesar de trazer todas essas vantagens, a Acupuntura não traz a cura para as doenças que provocam dor, por isso se você foi diagnosticado com artrose, osteoporose ou artrite não deixe de continuar com sua medicação a não ser que um médico especialista faça essa recomendação.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes