Atividades físicas previnem dores musculares e nas articulações durante o inverno

Com a chegada das temperaturas frias passamos a sentir maiores desconfortos musculares e nas articulações. Muitas pessoas queixam-se das dores fortes que sentem, principalmente em mãos e pés. Isso acontece porque temos a tendência de permanecer encolhidos quando estamos com frio, causando dessa forma contraturas musculares.

Do mesmo modo, o frio também faz com que os vasos sanguíneos se contrariam diminuindo a circulação sanguínea e por consequência diminui a temperatura corporal. Esse resfriamento corporal faz com que o líquido sinovial, que auxilia a lubrificação das articulações, fique mais espesso provocando assim as dores que atinge em sua maioria os idosos.

Praticar exercícios físicos ajuda a manter o corpo aquecido combatendo o desconforto físico.

No inverno as pessoas geralmente param com a prática de atividades físicas e isso é um grande erro. Manter o corpo em movimento é a melhor forma de evitar as dores nas articulações e na musculatura. Em outras palavras, quando praticamos exercícios físicos elevamos a nossa temperatura corporal e melhora a nossa circulação sanguínea pois bombeamos sangue para as regiões do nosso corpo que mais sofrem com o frio, geralmente as mãos e pés.

Porém, alguns devemos ter alguns cuidados antes de praticar exercícios. Pessoas idosas e sedentárias devem fazer atividades leves e moderadas, como alongamentos, caminhadas, corridas em ritmo moderado. Aproveite que está lendo este post e confira nossas dicas para alongamentos e como fazer exercícios em casa.

Lembre-se também de utilizar roupa apropriada, agasalhe-se bem no inverno. Assim também, é recomendado usar luvas e toucas se o ambiente estiver muito frio. Retire as peças de roupas excedentes conforme o corpo for aquecendo com a atividade física. Igualmente, ao sentir que as dores nas articulações e na musculatura permanecem, procure por um médico especialista para que lhe indique o melhor tratamento.

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