Qual é o impacto que o frio causa nos pacientes com reumatismo?

Qual é o impacto que o frio causa nos pacientes com reumatismo?

O reumatismo não é apenas uma doença, mas um grupo de cerca de 130 doenças que afetam principalmente as articulações. Essas doenças também podem afetar os sistemas respiratórios, gastrointestinais e a pele.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas possuem algum tipo de doença reumática, as mais comuns são: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, fibromialgia, osteoporose, tendinites e bursites.

Geralmente os pacientes reumáticos queixam-se de que no inverno ou quando as temperaturas baixam, sentem mais dores do que no verão. Porém, apesar do frio aumentar alguns sintomas, não é ele que piora as dores nas articulações.

Dessa forma, as dores aumentam porque as pessoas ficam mais encolhidas no frio.

Conforme a pessoa fica encolhida vai ocorrendo a constrição da circulação sanguínea, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos. Além disso, para tentar armazenar calor, as pessoas tendem a contrair os músculos e tendões e consequentemente as articulações sofrem com isso.

Os pacientes sentem maior intensidade dos sintomas do reumatismo nas mãos e pés, nessas articulações periféricas onde a temperatura do corpo é menor. O que pode agravar também é se o paciente já possui alguma insuficiência circulatória.

Como aliviar as dores?

Para aliviar a sensação de dor durante as estações frias do ano é recomendado que o paciente se mantenha bem protegido do frio. Utilize roupas apropriadas, use bolsas térmicas para aliviar as áreas que estão doloridas. Da mesma forma, recorra ao banho com água morna pois o calor descontrai os músculos e tendões, aliviando a pressão nas articulações e auxiliando na circulação sanguínea.

Além disso, fazer exercícios físicos ajuda no aquecimento e lubrificação nas articulações. Os pacientes podem fazer alongamentos, caminhadas e outras atividades físicas orientadas e de baixo impacto. Quando as dores persistem podem estar indicando que há outros problemas que precisam ser tratados. Assim, é necessário manter o acompanhamento médico para ter o diagnóstico preciso e poder tratar da melhor maneira e garantindo qualidade de vida.

Aproveite que está lendo este post e conheça mais sobre tipos de alimentos que auxiliam a evitar a osteoporose e nossas dicas para melhorar a saúde da coluna.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes