Descubra os alimentos que são ricos em cálcio e previnem a osteoporose

Conforme vamos envelhecendo nos tornamos mais suscetíveis a doenças. Uma delas é a osteoporose, enfermidade que causa a perda de massa óssea deixando nossos ossos fracos e com menos resistência a quedas.

Existe uma estimativa da Federação Internacional de Osteoporose (IOF) que nos mostra o número de pessoas atingidas pela doença no mundo, são 10 milhões de afetados.

Por essa razão é fundamental investir em uma vida saudável incluindo alimentos ricos em propriedades que podem nos ajudar a prevenir a osteoporose.

Os alimentos que ajudam a prevenir a doença são:

LEITE: Para aquelas pessoas que não possuem intolerância à lactose, o leite é o principal alimento para fortalecer os ossos. O Ministério da Saúde aconselha que adultos com menos de 50 anos consumam 1000 mg de cálcio por dia, enquanto para aquelas pessoas acima de 50 são necessárias doses de 1200 mg. Um copo de 250 ml de leite possui 300 miligramas de cálcio.

DERIVADOS DO LEITE: Queijos, iogurtes são ricas fontes de cálcio. Um copo de 200ml de iogurte contém 286 mg de cálcio. Requeijão, manteiga e creme de leite também oferecem cálcio.

OVO: Quando este alimento é consumido com a gema é grande fonte de cálcio e vitamina D.

ESPINAFRE: A planta é uma ótima aliada na prevenção da osteoporose já que é rica em ferro, fósforo e cálcio. Além disso, o espinafre contém vitamina A e B.

COGUMELO: Este fungo é uma boa fonte de vitamina D e fazem muito bem para o sistema imunológico.

NOZES E CASTANHAS: Além de serem fontes de cálcio, elas contém uma enorme quantidade de ômega 3 que auxilia na diminuição de massa ósseas causada pela doença.

É importante lembrar que a prevenção contra a osteoporose começa desde a infância, mais especificamente durante a gestação. Durante essa etapa ocorre a formação do esqueleto do feto, para que a criança tenha um bom desenvolvimento é necessário que a mãe consuma uma boa quantidade de cálcio e vitamina D. Após o nascimento, o bebê capta nutrientes e fortalece seus ossos pela amamentação.

E não esqueça: caso sinta fraqueza ou dores nas articulações não deixe de procurar auxílio de um profissional de saúde. Conheça também as especialidades do Doutor Daniel Souto.

Deixe um comentário