Os alimentos são importantes aliados na saúde dos ossos

Quando pensamos em saúde do corpo, pensamos em órgãos como o coração, pulmão, fígado e rins. Mas acabamos esquecendo de um órgão muito importante e que merece nossa atenção, os ossos. Afinal são eles que auxiliam na locomoção e protegem órgão vitais. Sendo assim, é imprescindível que cuidemos da saúde de nossos ossos.

Um dos principais meios de cuidar dos ossos é através da alimentação saudável

O leite e seus derivados como o queijo, iogurte e requeijão são as principais fontes de cálcio. Esse mineral é fundamental para fortalecer ossos e dentes.

Segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) as frutas secas são ótimas aliadas para o fortalecimento dos ossos. De acordo com a SPDM as tâmaras são fontes de magnésio, manganês, selênio e cobre. Já a ameixa seca é rica em cálcio e contém algumas substâncias químicas que impossibilitam a reabsorção natural dos ossos, que causam a perda de densidade óssea.

Além disso, ingerir alimentos que possuem uma grande quantidade de vitamina D ajuda no processo. Esse tipo de vitamina aumenta a absorção de cálcio pelo nosso organismo. O salmão e a sardinha são boas opções. A sardinha também é fonte de vitamina K, que auxilia na fixação do cálcio nos ossos.

Muitos vegetais, legumes e até sementes ajudam a melhorar a saúde dos ossos. Espinafre, gergelim, semente de chia, agrião, brócolis e feijão branco são todas grandes fontes de cálcio. O brócolis contém vitamina K, a semente de chia é uma grande fonte de ômega 3 que evita o enfraquecimento dos ossos. Já as nozes possuem uma grande quantidade de cálcio e ômega 3.

Outro alimento que traz benefícios para os ossos é a soja, pois ajuda na fortificação dos ossos. É recomendado principalmente para as mulheres que já estão na menopausa pois tem um efeito similar ao do estrogênio, um hormônio essencial para manutenção de cálcio nos ossos.

E por fim, é importante incluir a vitamina C em sua dieta. Ela proporciona resistência aos ossos e é fundamental para a produção de colágeno. A fruta mais conhecida por ser rica em vitamina C é a laranja, mas existem outras opções como o abacaxi e o melão que podem ser incluídas na dieta alimentar.

Incorporar esses alimentos em sua rotina vai melhorar a saúde dos ossos definitivamente. Enfim, não deixe de consultar regularmente com um especialista na área. Aliás, já que está por aqui conheça também as nossas especialidades.

 

Deixe um comentário