Dores constantes no pulso e perda de força são sintomas de tendinite. Saiba mais

Se você trabalha em escritório já deve ter conhecido alguém que sofre com tendinite no pulso. Pois é, essa doença é muito comum nesse ambiente devido ao movimento repetitivo de digitar. Mas saiba que essa enfermidade também afeta artesãos, pintores e professores, basicamente qualquer indivíduo que usa muito as mãos para seu trabalho.

Caracterizada como uma DORT (Distúrbios Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), a tendinite é a inflamação nos tendões, estrutura fibrosa que conecta músculos aos ossos, causada pelo esforço repetitivo e pode afetar qualquer tendão presente no corpo.

Os tendões também são responsáveis por distribuir a força dos músculos e ajudar nos movimentos dos ossos. Quando são afetados pela tendinite o paciente pode sofrer com dificuldade de movimentar-se.

Os sintomas da tendinite são:
  • Inchaço em volta do pulso;
  • Calor e vermelhidão na área afetada;
  • Sensação de crepitação ao mover o pulso;
  • Perda da força;
  • Dor no tendão.
Que tipos de tratamentos podemos aplicar para a tendinite?

O tratamento da tendinite inclui repouso com o uso de talas e aplicar compressas de gelo por 20 minutos no mínimo 3 vezes ao dia. O uso de remédios anti-inflamatórios ajudam no tratamento da inflamação e diminui a dor no local.

A fisioterapia também auxilia na diminuição das dores, dependendo do nível de dor que o paciente está sofrendo o médico pode optar por injeções de cortisona, já que esse é um poderoso anti-inflamatório.

Se nenhum desses tratamentos funcionar, uma cirurgia pode ser necessária. Se o paciente estiver com a bainha sinovial do tendão comprimida devido a inflamação, essa cirurgia vai servir para descomprimir a bainha e é provável que o tecido inflamado seja retirado.

Quais os métodos para prevenção da doença?

Há meios de prevenir a tendinite com mudanças simples no dia a dia como mudar a posição de suas mãos ao realizar alguma atividade, ao segurar objetos fique atento a pressão que está exercendo. Se você usa o computador por muito tempo faça pausas e alongamentos para evitar o aparecimento da doença.

Se você sofre com dores no pulso consulte um médico ortopedista. Somente ele será capaz de determinar o melhor tratamento para o seu problema.

 

Deixe um comentário