Dor no ombro: veja as principais causas

A dor no ombro é algo muito comum e pode aparecer em pacientes de qualquer faixa etária. E quando ela aparece, realmente atrapalha nossa rotina. Esse tipo de dor pode surgir após uma queda ou por causa de desgaste natural que ocorre com o envelhecimento. Atletas, como os nadadores, costumam ter essas dores frequentemente já que fazem movimentos repetitivos.

Mas as dores no ombro também podem estar ligadas a diversas doenças, como a TENDINITE

Essa doença ocorre devido a inflamação dos tendões que existem no ombro. A dor aparece na parte frontal do ombro e é sentida quando movimentamos nossos braços para frente ou quando realizamos movimentos acima da linha da cabeça.

A BURSITE é uma inflamação de uma pequena bolsa chamada bursa que fica entre os tendões, músculos e ossos dos nossos ombros. Quem faz exercícios repetitivos têm uma maior probabilidade de ter bursite. Jogadores de vôlei, nadadores e tenistas costumam sofrer com essa inflamação. O paciente que sofre de bursite costuma sentir uma dor na parte superior ou frontal do ombro.

A ARTRITE, doença causada pela inflamação das articulações, também causa dor na região do ombro. Costuma ser mais comum em idosos, mas pessoas mais jovens que praticam movimentos repetitivos com as articulações do ombro também podem sofrer desse problema. É comum o paciente sentir dor, ter um inchaço na articulação e experimentar uma dificuldade para movimentar o braço.

Outra doença que pode provocar dores nos ombros é a CAPSULITE ADESIVA

É causada pela inflamação da cápsula articular, promovendo uma perda de elasticidade. Ela é muito comum em pacientes que já tiveram algum tipo de lesão ou cirurgia no ombro. O paciente sente dor e há uma perda gradativa na movimentação do braço.

Quando as FRATURAS ocorrem em locais como a clavícula ou o úmero pode surgir a dor no ombro. Elas causam uma dor intensa, há inchaço e manchas roxas costumam aparecer na pele. Se forem fraturas pequenas podem provocar uma dor rápida que vai aumentando com o passar do tempo e que podem impossibilitar os movimentos do braço.

O tratamento para a dor no ombro pode ser feito à base de remédios anti-inflamatórios, analgésicos ou fisioterapia que devem ser prescritos por um profissional da área. Por isso, se você sofre com dor no ombro procure um médico ortopedista. O Dr. Daniel Souto possui amplo conhecimento na área da ortopedia e traumatologia, clique aqui e conheça nossas especialidades.

 

Veja meus Vídeos

Artigos recentes