Conheça 5 alimentos saudáveis e gostosos para o inverno

Conheça 5 alimentos saudáveis e gostosos para o inverno

Com a chegada do inverno a tendência das pessoas é consumir alimentos que ajudem a “esquentar” o corpo. Um parto típico dessa estação é a sopa, porém, alguns cuidados no preparo garantem que este alimento seja nutritivo e contribua para a saúde.

Caldos quentes e chás também contribuem para uma alimentação saudável mantendo o organismo aquecido e garantindo qualidade de vida. Neste post conheceremos alguns alimentos que vão animar você neste inverno:

Sopas

Ao preparar sua sopa prefira enriquecer ela com legumes e verduras. Alguns vegetais perdem seu valor nutricional ao ser adicionados à água fervente, por isso, é fundamental não desconsiderar o caldo.  Além disso, prefira temperos naturais aos prontos. Os temperos prontos possuem poucos nutrientes e grande quantidade de sódio, o que pode agravar problemas cardiovasculares.

Pinhão

Outro alimento que é bem conhecido no inverno é o pinhão. Ele é rico em gorduras insaturadas que são benéficas para a saúde de nosso coração. Assim como, é rico em vitamina C, vitamina E, manganês e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Porém, seu valor calórico é alto e seu consumo deve ser de 100 gramas, duas ou três vezes na semana.

Chás

O consumo de chá auxilia na digestão além de promover a sensação de bem-estar no inverno. Os chás possuem poder anti-inflamatório e antioxidante, além de ter baixíssimo valor calórico. Tanto os chás naturais quanto os de saquinho podem ser consumidos sem causar prejuízos a sua dieta.

Vinho

O vinho é uma bebida apreciada em várias culturas e no inverno ela ganha um destaque maior durante as refeições ou encontros entre amigos. A ingestão moderada do vinho reduz o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Os benefícios do vinho estão relacionados aos antioxidantes presentes na casca e nas sementes da uva. Recomenda-se uma taça para as mulheres e até duas para os homens por dia.

Gengibre

O gengibre é rico em vitamina C e auxilia o organismo contra os radicais livres. Pode ser utilizado em chás, como tempero, consumido cru ou refogado. Dessa forma, suas propriedades ajudam a reduzir o colesterol e a cicatrizar feridas.

Gostou das dicas? Conheça também os alimentos que te ajudam a combater a osteoporose e melhoram a sua imunidade.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes