Calcanhar: Você tem dores? Saiba o que pode ser

Nossos pés são o ponto de apoio do corpo. Eles dão suporte a todo o nosso peso e recebem o impacto de nossa movimentação. Como parte da estrutura dos mesmos, existe o calcanhar, que é um dos elementos mais importantes que dão sustentação e ajudam a manter o equilíbrio corporal.

Ele é composto pelo osso calcâneo e aguenta uma carga muito grande de pressão diariamente, pois tem que suportar o choque do corpo com o chão. Justamente por isso, o calcanhar é muito sacrificado e acaba tendo muitos problemas. O sintoma mais comum entre todos é a dor.

As dores na área do calcanhar têm muitos motivos. Suas origens podem estar relacionadas com mudanças no formato do pé e na maneira de efetuar a pisada, ou até mesmo pancadas e questões que se referem à obesidade. Enfermidades como o esporão no calcâneo, ou doenças inflamatórias mais graves, como a bursite, gota ou a fascite plantar também estão na lista dos seus vilões. Outras características, como inchaço ou sensibilidade, chegam a aparecer quando alguma dessas condições está presente. Além disso, a dor também pode ser causada por rigidez muscular da panturrilha ou tendão de Aquiles, uso de calçados sem suporte ou com baixo nível de absorção de choque, entorse da região (para dentro ou para fora) ou queda brusca sobre o calcanhar.

Todas essas causas são capazes de gerar, desde algum desconforto quando se faz a passada, até dores contínuas mais sérias, podendo aparecer em ambos os pés ou como uma questão isolada somente em um.
Para buscar o alívio da dor, o recomendado é se consultar com um médico ortopedista, pois ele tentará, da maneira mais adequada, buscar conhecer a fonte da dor no calcanhar e localizar o lugar exato da sua origem, tentando distinguir algum fator específico, como ter aumentado a frequência da prática de exercícios físicos, começado uma atividade que exija deslocamento a pé por longo tempo (trabalho como carteiro, por exemplo) ou ter recebido uma pancada forte no local.

O especialista, ao identificar a causa, vai recomendar os tratamentos mais apropriados. As possibilidades vão desde o uso de medicamentos anti-inflamatórios, tempo de repouso para os pés, colocação de órteses, até exercícios de correção postural, alongamento e fortalecimento articular acompanhados por um fisioterapeuta.

Se você ainda não foi a um médico e precisa reduzir o mais rápido possível a dor no local, coloque uma compressa gelada onde dói que, provavelmente, isso trará uma sensação de alívio, bem como colocar os pés mergulhados em água quente.
Entretanto, lembre-se que consultar um médico é a forma correta de corrigir o problema de forma definitiva.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes