Como funciona a Artroscopia do Joelho?

Você sabe o que é a Artroscopia do Joelho e como ela funciona? Essa pequena cirurgia serve para analisar a possível existência de problemas nas articulações do joelho. Ela é feita com a inserção de um tubo fino com uma câmera na ponta, chamado de artroscópio, permitindo que o ortopedista visualize o interior do joelho sem fazer grandes cortes na pele do paciente.

Esse procedimento cirúrgico costuma ser recomendado quando o paciente apresenta dor constante no membro. Mas nos casos em que uma enfermidade já foi diagnosticada, a artroscopia pode ser utilizada para pequenas restaurações no menisco, ligamentos cruzados ou cartilagem.

Recuperação da Artroscopia do Joelho

A cirurgia de Artroscopia tem uma recuperação mais acelerada que um procedimento comum pois não oferece muitos riscos. Entretanto, o processo de cicatrização pode variar dependendo da pessoa e em determinados casos o paciente consegue voltar para casa no mesmo no mesmo dia.

Porém é preciso tomar certos cuidados para que a recuperação seja a melhor possível, alguns são:

Repouso: Evite aplicar peso sobre a perna por no mínimo 4 dias.

Use muletas: Enquanto o paciente estiver em período de recuperação para impedir que o paciente coloque peso sobre a perna afetada.

Mantenha a perna elevada: Fique com a perna erguida acima do nível do coração para reduzir o inchaço. É recomendado que o paciente faça isso por 2 ou 3 dias.

Bolsas de gelo: Esse método auxilia no alívio da dor e inchaço, por isso aplique bolsas geladas no joelho várias vezes ao dia, no decorrer de 3 dias.

Medicação: Os medicamentos tem como objetivo controlar a dor, contudo só devem ser utilizados com prescrição médica.

A fim de ter uma recuperação de sucesso, as sessões de fisioterapia podem ser recomendadas, principalmente para os pacientes que realizaram uma reparação de estruturas do joelho. Esse método de tratamento tem o propósito de fortalecer a musculatura e melhorar a flexão do joelho que pode ficar lesado após a Artroscopia.

Quer saber mais Ortopedia e lesões no joelho? Acesse as outras publicações.

Deixe um comentário