Quando usar bolsa de água quente ou compressa fria em uma lesão?

Você já deve ter sofrido algum tipo de lesão e ter se perguntado: “e agora? Coloco compressa fria ou quente? ” Muitas pessoas sofrem com essa dúvida quando se machucam. Usar corretamente o frio ou o calor ajuda na recuperação do machucado.

As compressas de gelo podem ser utilizadas até 48h após uma torção, dor no joelho e quedas, após uma injeção, para uma dor de dente, tendinites. O gelo faz com que diminua a circulação sanguínea, ajuda a desinchar e possui efeito analgésico que inicia após 5 minutos de uso.

Por outro lado, as compressas quentes servem para dores na coluna, dores musculares, manchas roxas na pele, espinhas, torcicolos. As bolsas de água quente promovem a circulação sanguínea, aumenta a mobilidade e proporcionam relaxamento. Não deve ser utilizada quando o paciente está com febre pois aumenta a temperatura corporal. Utilize de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, cuide para que esteja envolvida em um pano para que sua pele não seja queimada.

Dicas de como fazer compressas em casa

Compressas frias

Uma forma de fazer compressa fria em casa é colocar um saco de legumes congelados em uma toalha ou pano e aplicar no local da lesão, durante 15 a 20 minutos.

Compressas quentes

Pegue uma fronha de travesseiro e 1kg de grãos secos, que pode ser feijão ou arroz. Amarre bem para formar uma trouxa, coloque no micro-ondas por 2 a 4 minutos (verifique a capacidade do se aparelho e permaneça junto enquanto estiver ligado). Deixe amornar e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Acima de tudo, ao persistirem as dores o paciente deve procurar o auxílio médico para que sejam realizados exames para identificar as causas das dores, pois podem decorrer de fraturas. Praticar de forma regular exercícios de alongamentos ajuda a evitar lesões. Enfim, se ficou com dúvidas entre contato conosco e agende uma consulta.

Deixe um comentário