Como ocorrem as fraturas no pé?

Os pés são nossos companheiros, trabalham na sustentação do corpo e nos levam para todos os lugares mas muitas vezes não damos a devida atenção para essa estrutura tão importante, suscetível a fraturas que podem ser difíceis de diagnosticar e tratar.

A anatomia dos pés é dividida três grupos. O primeiro se chama tarso, que é o conjunto de sete ossos presentes na área posterior do pé, responsáveis por sustentar o peso corporal.

O segundo grupo é conhecido como metatarso é formado por cinco pequenos ossos que auxiliam na estabilização e suporte do pé. O terceiro e último grupo são as falanges, que assim como o metatarso tem a função de estabilização e suporte, principalmente para caminhar.

Mas como ocorrem as fraturas no pé?

Na maioria das vezes essas lesões são derivadas de quedas, durante a prática de algum esporte com grande impacto e acidentes automobilísticos. Mas as entorses, conhecidas popularmente com torção, também são capazes de danificar estas estruturas.

As fraturas mais comuns são as das falanges muito associadas a quedas de objetos em nossos dedos ou até mesmo a batidas em artefatos encontrados em casa como cantos de mesas e sofás.

Os sintomas das fraturas no pé são:
  • Dor intensa, principalmente ao exercer peso sobre a lesão;
  • Hematomas;
  • Inchaço;
  • Deformidade;
  • Incapacidade de mover o membro.

Nos casos mais graves de fraturas pode haver exposição do osso lesionado.

O diagnóstico é feito a partir de exames de imagem como a radiografia e tomografia. Já o tratamento é realizado de duas maneiras, conservador ou cirúrgico. O meio conservador indicado para casos mais estáveis e são usados gessos e talas para imobilizar o local afetado.

Quando a fratura é exposta, múltipla ou existe o comprometimento de outros órgãos a cirurgia é necessária. O médico especialista pode usar diferentes técnicas como a inserção de placas e pinos para fixar os ossos.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes