Como tratar Entorses no Tornozelo

Entorses no Tornozelo

Todos nós já torcemos nosso tornozelo alguma vez, seja durante a prática de algum esporte ou enquanto exercemos uma atividade do dia a dia. As Entorses no tornozelos são umas das mais comuns, principalmente em esportes com muitas mudanças de direção.

Mas você sabe o que é a Entorse no Tornozelo?

A Entorse, ou torção como é mais conhecida, ocorre quando fazemos um movimento de inversão excessiva do pé provocando um estiramento ou até mesmo a ruptura parcial ou total dos ligamentos localizados no tornozelo. Músculos fracos, ligamentos frouxos e antigas lesões podem deixar seus tornozelos mais vulneráveis a Entorses mais graves.

Outras causas para Entorses são:

  • Pisadas em superfícies irregulares;
  • Quedas;
  • Calçados inadequados;
  • Movimentos de rotação inesperados;
  • Realizar saltos sem preparação.
Sintomas

Os sintomas mais comuns das Entorses no tornozelo são dor que pode variar de moderada a intensa, hematomas, sensibilidade ao toque e dificuldade de andar ou ficar de pé.

Se houver lesão grave nos ligamentos outros sintomas podem surgir como agravamento do inchaço, acúmulo de líquido nos dedos, sensação de formigamento e incapacidade de locomoção.

Tratamento

Para tratar essa lesão é indicado que o paciente deixe a perna elevada para que o inchaço diminua, aplique compressas de gelo a cada 3 horas durante no mínimo 20 minutos, procurar não impor carga no tornozelo enquanto ainda estiver sofrendo com instabilidade.

Nos casos mais sérios, seu médico especialista pode recomendar sessões de fisioterapia e uso de órteses para ajudar na recuperação.

Como prevenir as Entorses no Tornozelo?

Para prevenir as Entorses sempre faça aquecimentos antes de praticar determinado esporte, use calçados que promovam estabilidade e evite fazer movimentos muito bruscos de rotação.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes