Conheça os sinais de Fraturas na Coluna

As fraturas na coluna são comuns, principalmente entre idosos já que muitos possuem osteoporose ou sofrem com a perda de massa óssea acelerada. Mas podem ser causadas por acidentes de trânsito e quedas.

Essas fraturas sempre são consideradas graves pois podem atingir estruturas nervosas protegidas pelos ossos.

Quando as lesões são causadas por perda de massa ósseas, são chamadas fraturas osteoporóticas. Porém existem outros fatores responsáveis pela diminuição de massa óssea, são eles:

  • Câncer;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia;
  • Uso de corticoides por muito tempo;
  • Hipertireoidismo.

A menopausa também é capaz de causar a perda óssea pois uma das funções desse hormônio é de ajudar na calcificação dos ossos.

Em muitos casos, o paciente apresenta fortes dores nas costas mas não desconfia que está fraturado e acaba comparecendo ao consultório médico em busca de uma receita médica para analgésicos. Em outros casos o paciente termina se automedicando o que pode colocar sua vida em risco.

Por isso, é preciso ficar atento aos sinais que estas lesões apresentam. Os principais são:

Dor súbita nas costas: Presença de dor aguda e por vezes incapacitante é um sintomas comum de fraturas. O paciente pode apresentar um aumento da cifose, resultando em uma corcunda.

Perda de altura: A fratura pode causar uma fragmentação dos ossos da coluna vertebral resultando na perda de 3 a 4 centímetros de altura.

Costas curvadas: Os pacientes com diversas lesões em suas vértebras desenvolvem um aumento na cifose, formando uma corcunda.

O diagnóstico de fraturas é feito a partir de uma exame físico em conjunto com exames de imagem como a radiografia.

Tratamento

Existem diferentes opções para tratar as fraturas na coluna vertebral como o tratamento conservador que pode incluir repouso, uso de analgésicos e até órteses. Outro tratamento é a Cifoplastia com Balão, um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo restaurar as vértebras danificadas e diminuir as dores.

A cirurgia de fusão espinhal é o tratamento invasivo tem como finalidade estabilizar a coluna. Enxertos ósseos e placas metálicas ou parafuso são usados no procedimento.

Quanto mais cedo a fratura for diagnosticada, mais opções de tratamento você terá a sua disposição. Se você apresenta algum desses sintomas entre em contato com um especialista.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes