Densitometria Óssea: O que é esse exame?

Com os diversos avanços da tecnologia permitiram a melhoria nos diagnósticos médicos, um desses exemplos é a Densitometria Óssea. Esse exame simples e indolor, é muito utilizado por ortopedistas e médicos de outras áreas como reumatologistas, geriatras e clínicos gerais. Por meio dessa avaliação, o profissional consegue detectar a presença da Osteoporose e a Osteopenia.

Mas você sabe para que serve esse exame?

A Densitometria Óssea tem como objetivo de analisar a densidade mineral dos ossos. Assim, permitindo conferir a quantidade de massa óssea, proporcionando o diagnóstico precoce e auxiliando no tratamento de doenças como a osteopenia, que é a perda de massa óssea deixando-os mais frágeis.

Esse exame também detecta a osteoporose, um distúrbio caracterizado pela diminuição gradativa da densidade óssea, deixando o paciente exposto a fraturas graves.

Por conseguir descobrir essas doenças logo no início, a Densitometria Ósseo é fundamental para impedir a evolução dessas enfermidades e ter um tratamento bem sucedido.

O diagnóstico é possível pois o aparelho lança uma dupla emissão de raios X. Mas não se preocupe pois a radiação emitida pela máquina é cerca de 10 vezes menor do que a radiografia comum.

Quem precisa realizar a Densitometria Óssea?

Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Densitometria Óssea é indicada para:

  • Mulheres de 65 anos ou mais e homens de 70 anos ou mais;
  • Mulheres com mais de 50 anos e que possuem fatores de risco para fraturas como doenças inflamatórias intestinais ou falta de vitamina D;
  • Indivíduos com mais de 50 anos que sejam tabagistas, sedentárias ou que consumam álcool excessivamente;
  • Pessoas com comorbidades como lúpus, artrite reumatóide e a espondilite anquilosante;
  • Pacientes que fazem o uso prolongado de medicamentos que estão ligados à perda de massa óssea;
  • Evidências de osteoporose em radiografia simples.

É importante lembrar que no dia do exame, o paciente não deve usar sutiãs com aros de ferro, colares e outros tipos de jóias.

Quer saber mais sobre Ortopedia? Então, acesse as outras publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes