Descubra o que é “pé chato”, suas causas e tratamento

Descubra o que é "pé chato", suas causas e tratamento

O pé chato, ou pé plano como é conhecido na linguagem médica, ocorre quando a sola do pé encosta no chão por inteiro.

Essa condição é muito comum durante a infância pois nesta fase ainda não temos a curva do , chamada de arco plantar, desenvolvida.

Porém, em alguns casos essa curvatura não se forma e pode acarretar em outros problemas mais graves como a tendinite.

CAUSAS

Uma das principais causas para essa deformidade é a predisposição genética. Outros casos estão ligados a frouxidão ligamentar, ossificações anômalas e malformações ósseas.

Quando o pé chato surge na fase adulta ou sofre uma piora, a causa pode estar associada a uma ruptura tendinosa. Contudo o envelhecimento também contribui para o aparecimento desta condição.

SINTOMAS

Crianças que possuem frouxidão ligamentar costumam ter queixas de dores musculares na região das pernas, além de sentir fadiga após determinado esforço.

Em casos mais graves o paciente sente dor, desequilíbrio mecânico na marcha e dificuldade ao executar movimentos naturais como correr, pular e agachar. Isto acaba prejudicando a prática de atividades esportivas.

O diagnóstico é feito por um médico ortopedista. Ele realizará exames físicos para observar a forma que a pessoa caminha.

Mas se o paciente sente dores muito fortes, o profissional pode pedir exames de imagem tais como raio X e tomografia computadorizada.

TRATAMENTO

Pacientes que não apresentam a formação de calos e dores, não precisam fazer tratamento.

Nos casos que apresentam dor, o tratamento é feito a partir de exercícios de alongamento, fisioterapia, uso de suportes ortopédicos e sapatos específicos para pessoas que sofrem com pé chato.

A cirurgia só é necessária em casos graves que apresentam problemas na forma que o paciente ou fadiga muscular. Este procedimento é indicado após os 10 anos de idade.

Frequentemente, quando o pé chato é associado a lesões tendinosas ou ligamentares, o procedimento cirúrgico é essencial.