Dicas para envelhecer com saúde

Todos nós sonhamos em manter nossa vitalidade para sempre, mas conforme vamos envelhecemos nosso corpo apresenta sinais de que não somos mais os mesmos. Doenças como a osteoporose, hipertensão, diabetes, artrose, e a perda de massa muscular podem nos afetar com o passar dos anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com 60 anos ou mais pode subir para 1,4 bilhão em 2030 e chegar até 2,1 bilhões em 2050. Tudo isso nos faz pensar:

O que podemos fazer para envelhecer com saúde?

Ter uma alimentação saudável é o primeiro passo para quem deseja envelhecer com saúde. O consumo de leite e seus derivados contribui para a reposição do cálcio em seus ossos.

As proteínas, que podem ser encontradas na carne bovina, frango e peixes, ajudam a manter a massa muscular. Leguminosas como o feijão e a lentilha também são boas fontes de proteína.

O abacate, linhaça, e determinados peixes como o atum e o salmão são ricos em gorduras boas. Esse tipo de gordura favorece o combate a doenças cardíacas.

Fibras presentes em diversas frutas também são um grande aliado já que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Mamão, maçã, ameixa e banana são alguns exemplos.

Praticar atividades físicas colabora para manter a sua saúde em dia.

Exercícios físicos trazem inúmeras benefícios, ajudam a prevenir doenças cardíacas, a diabetes, reforça a musculatura, e previne o aparecimento da osteoporose.

Se você tem 60 anos ou mais invista em atividades como dança, hidroginástica, andar de bicicleta, alongamentos, caminhadas e outros exercícios com menos impacto. A OMS orienta que idosos pratiquem atividades de fortalecimento muscular no mínimo em dois dias da semana.

Uma boa noite de sono também é extremamente importante. É durante o sono que nosso corpo repõe suas energias e libera a secreção de hormônios. Uma noite mal dormida pode causar fadiga, irritabilidade e lapsos de memória.

Além de todas essas dicas, é muito fundamental que você visite o médico com regularidade para verificar se sua saúde está em dia. Seguindo todas essa informações tenho certeza que você viverá uma vida longa e cheia de novas experiências. Aproveite que está por aqui e conheça nossas especialidades.

 

Deixe um comentário