Dores nos joelhos? Conheça as causas e tratamentos

dores nos joelhos estão associadas as mais variadas causas. Saiba mais

Você sofre com dores constantes no joelho? Saiba essas dores afetam milhares de pessoas das mais variadas idades. Esse sintoma pode estar ligado a lesões, infecções e até mesmo a doenças mais graves que exigem tratamentos mais longos.

Fique atento

As causas para a dor no joelho podem ser várias como a condromalácia patelar pode gerar dor na frente do joelho. Outra enfermidade é a síndrome da banda iliotibial, uma inflamação do trato iliotibial, que causa dores na parte lateral do joelho após uma corrida.

Dores na parte de trás do joelho podem indicar um cisto de Baker, pequeno inchaço causado pelo acúmulo de líquido atrás do joelho. Se você sente dores ao caminhar ou após ficar muito tempo de pé pode ser um sinal de artrose, um desgaste na cartilagem que reveste nossos ossos.

Outros motivos para o aparecimento das dores no joelho são:

• Artrite;
  • Gota;
  • Bursite;
  • Infecção nas articulações;
  • Tendinite;
  • Rompimentos da cartilagem ou dos ligamentos;
  • Lesões no tendão;
  • Fratura osteocondral.

Mas os pacientes que sofrem com dores no joelho também podem experienciar inchaço, sensação de calor no local, vermelhidão, uma dificuldade na locomoção além de estalos. Em alguns casos em que a inflamação está presente o paciente pode sentir uma leve febre.

O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista que pode pedir a realização de exames de imagem como o raio X e a ressonância magnética para saber exatamente o que se passa em seu joelho. A cultura de líquido articular também é opção de exame a ser feito e consiste em retirar uma amostra do fluido presente no joelho para que possa ser analisada em microscópio.

Tratamentos

Os tratamentos para essas dores podem ser feitos à base de remédios anti-inflamatórios que devem ser receitados por um médico, repouso, e em alguns casos pode ser sugerido a fisioterapia. Nos casos mais graves em que o joelho necessite de alguma correção a cirurgia é realizada.

Para as pessoas que estão começando a sentir algum desconforto no joelho é recomendado que evite a prática de atividades que possam agravar a situação, além de usar compressas de gelo no local.

Se após 3 dias as dores continuam e você não consegue fazer simples atividades do dia a dia procure um médico ortopedista. Aproveite que está lendo este artigo e conheça as especialidades de nossos atendimentos.