Estalos no joelho: O que pode ser?

Estalos no Joelho

Seus joelhos estalam com regularidade? Os estalos podem acontecer após levantarmos da cama e darmos os primeiros passos do dia, enquanto fazemos atividades diárias ou nos exercitamos. Eles ocorrem porque os ossos presentes na articulação sofrem um atrito ou devido a diminuição do líquido sinovial existente nela.

Causas

As principais causas das crepitações articulares, como são conhecidas os estalos no meio científico, são obesidade, desalinhamento do corpo, artrose no joelho ou alterações na patela que podem ser provocadas por condromalácia patelar.

Quase sempre, os estalos não estão associados a uma doença específica. Mas se eles permaneceram por muito tempo, é necessário uma consulta com um especialista para descobrir se não há nenhum problema em suas articulações.

Outros sintomas, além do estalo, que podem indicar que algo está errado são dores ao realizar movimentos com o joelho, apresentar vermelhidão no local e presença de inchaço. Esses sintomas podem indicar a existência de doenças como a artrite e rupturas ou inflamação nos ligamentos.

O que devo fazer para diminuir os estalos no joelho?

Se você sofre com estas crepitações no joelho com frequência, é importante que alguns novos hábitos sejam incorporados em sua vida. Se o paciente é praticante de algum tipo de atividade física, primeiro passo é reduzir a intensidade de seu treino.

Nunca comece um treino por conta própria, procure sempre ter a assistência de um profissional da área para lhe guiar. Faça uma consulta com um ortopedista especializado na área de esporte para realizar uma avaliação biomecânica para avaliar seus movimentos corporais.

Fique de olho no seu peso corporal, o sobrepeso submete nossos joelhos a uma carga muito maior do que eles podem aguentar. Por isso, cuide de sua alimentação e inclua em sua dieta alimentos que fortaleçam seus ossos como brócolis, sardinhas e linhaça.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes