Exercícios no verão: conheça as principais lesões dos corredores

exercícios no verão

Com a chegada do calor, chegam também as disposições para a prática de exercícios físicos. É muito comum as pessoas se sentirem mais animadas para fazer caminhadas à beira-mar ou pelos quarteirões das suas casas.
Entretanto, precisamos tomar alguns cuidados para que esse período tão propício para as atividades físicas não se torne um pesadelo de lesões. Uma das práticas mais comuns dos veranistas é a corrida, pois é um esporte que pode ser praticado por todas as idades e em vários ambientes.
Porém, a prática inadequada da corrida pode ocasionar lesões, como: fascite plantar, “canelite”, lesões meniscais e diversas tendinopatias.

Conheça as lesões mais comuns no verão

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre na sola do pé. Seus principais sintomas são: desconforto ao pisar no chão ou depois da prática esportiva, sensação de queimação e dores na sola do pé. Essa doença é mais comum em mulheres que usam sapatos de salto alto por um longo período do dia e também em pessoas que estão com sobrepeso. Além disso, a fascite plantar é muito comum em corredores.

Canelite

A canelite é uma inflamação que acontece no osso da canela e também nos músculos e tendões que estão ligados a esse osso. O principal sintoma é a dor forte na canela, sentida durante a prática esportiva. Os exercícios de impacto geralmente causam esse desconforto no atleta, principalmente se o treino for em terreno irregular e com calçados inadequados.

Lesões Meniscais

O menisco é uma cartilagem que serve para proteger o joelho contra impactos e traumas. As lesões no menisco causam dores na parte frontal do joelho, podendo atingir a lateral. Portanto, como a corrida é um esporte de impacto nas articulações, o corredor acaba ficando mais exposto a esse tipo de lesão.
Além disso, os corredores podem sofrer de tendinopatia no quadril, por exemplo, devido ao impacto que essa prática esportiva causa. Ela se caracteriza pela inflamação dos tendões dos quadris, causando dor ao se locomover. Nesse sentido, a dor pode irradiar para a perna, e o atleta pode não conseguir mexer uma ou as duas pernas.
Como evitar lesões durante a prática de exercícios no verão
Um esporte tão simples como a corrida exige alguns cuidados para evitar que ocorram lesões mais sérias. Portanto:

  • Procure a orientação de um profissional de educação física;
  • Faça um check-up com seu ortopedista antes de iniciar um programa de treinos;
  • Respeite a progressão natural do exercício;
  • Faça um aquecimento antes de praticar a corrida;
  • Utilize tênis adequados.

Esses são apenas alguns cuidados que você precisa ter ao praticar corrida e outros exercícios no verão. Recentemente, falei aqui no blog da saúde sobre as caminhadas à beira-mar e os cuidados que precisamos ter. Confira e se prepare para viver bem esse período de calor.
Além disso, respeite os horários de maior calor e exposição solar, cuide-se, evite o treino entre 10h e 17h da tarde. Da mesma forma, beba bastante água, pois a hidratação é fundamental para a saúde das articulações. Por fim, lembre-se também de manter uma alimentação balanceada e que ajude a saúde de seus ossos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu ortopedista.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes