O hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é uma saliência óssea que geralmente se forma no dedão do pé (hálux). Ela acontece devido a um desalinhamento da articulação do pé, o qual pode ser causado pelo uso de salto alto ou sapatos apertados, má formação do pé ou artrite reumatoide.
A presença do joanete é muito dolorosa e desconfortável. Por isso, é importante que os pacientes que sofrem com essa condição busquem ajuda médica adequada. Aliás, o ortopedista é o profissional mais qualificado para tratá-la.
Sintomas do joanete
Os sintomas do joanete variam conforme a gravidade do desalinhamento da articulação do pé, sendo que os mais comuns são:
- Formação de uma saliência no dedão do pé que causa a deformidade do membro;
- Desvio do dedo afetado em direção aos outros dedos;
- Vermelhidão;
- Dor no dedo ou na articulação, especialmente quando se caminha;
- Sensação de queimação quando o dedo é forçado a se dobrar.
Além disso, o paciente com joanete também pode apresentar dormência no dedo afetado, inchaço, calos e até dificuldade para usar sapatos normais.
Quais são as causas?
Ainda não se sabe a causa exata do joanete. No entanto, alguns fatores podem provocar o seu aparecimento, tais como:
- Histórico familiar;
- Malformações no pé;
- Pé chato;
- Ligamentos do pé com flexibilidade excessiva;
- Artrite reumatoide, gotosa ou psoriática;
- Fratura no osso do dedão mal consolidada;
- Distúrbios do tecido conjuntivo, como síndrome de marfan.
Além disso, traumas, luxação ou entorse no dedão, e o uso frequente de sapatos apertados ou salto alto, também são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do joanete.
Quais são os principais tratamentos para o joanete?
As opções de tratamento para o joanete podem ser conservadoras, isto é, quando o objetivo é a melhora dos sintomas; ou cirúrgicas, quando o objetivo é o retorno do dedo para a sua posição inicial.
Dentre essas opções, as principais são:
1 – Uso de sapatos adequados e confortáveis
O uso de sapatos que possuem a biqueira larga e que tenham mais espaço para os dedos pode contribuir para o alívio da dor ao caminhar.
2 – Uso de órteses
A órtese é um dispositivo que tem como objetivo tentar reposicionar a articulação do dedão. Mas, seu uso deve ser diário, pelo tempo que o médico ortopedista recomendar.
3 – Aplicação de compressas frias
Aplicar compressas frias no joanete promove a diminuição da dor e o alívio do inchaço, especialmente após passar um longo tempo em pé. No entanto, essa terapêutica é contraindicada nos casos em que o paciente possui problemas circulatórios.
4 – Fisioterapia
O tratamento fisioterápico ajuda a aliviar a dor e o inchaço do joanete, desde que haja a indicação do ortopedista em conjunto com o fisioterapeuta.
5 – Cirurgia
Nos casos em que as outras opções terapêuticas não surtem o efeito esperado e o paciente continua sentindo dor, o médico pode indicar a cirurgia.
Existem diversas técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas, mas o ortopedista é quem definirá a melhor delas para cada paciente. Aliás, dentre as opções, há aquelas que têm como objetivo:
- Remover o tecido danificado ao redor do joanete;
- Reposicionar o dedo a partir da raspagem ou remover parte do osso afetado;
- Realinhar os ossos;
- Unir os ossos da articulação afetada.
Você quer saber qual é o melhor tratamento para o seu caso? Então, entre em contato com um médico ortopedista e agende a sua consulta!



