
Osteoporose: prevenção e tratamentos modernos
A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma
É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.

A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma

A escoliose é uma condição que afeta cerca de 3% da população mundial, caracterizada por uma deformação na curvatura normal da coluna para uma das

O que é bursite e como tratá-la? Esta é uma pergunta importante para muitas pessoas que sentem dor em diversas articulações do corpo e desconhecem

Queda em casa é algo que preocupa, especialmente para aqueles que têm idosos na família. Infelizmente, a queda é o acidente doméstico mais frequente e
O Dr. Daniel Souto (CRM-RS 37557 – RQE 25892) fez a sua formação e graduação em Medicina na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, o conhecido Hospital Regional de São de José.
Uma lesão no ombro podem afetar pessoas de todas as idades e estilos de vida, mas é especialmente comum em indivíduos que praticam atividades físicas que exigem movimentos repetitivos ou que envolvem o uso intenso dos braços, como jogadores de tênis, vôlei, nadadores e levantadores de peso. Além disso, a rotina de algumas pessoas pode favorecer o desenvolvimento dessas lesões, como tarefas diárias que envolvem movimentos repetitivos dos braços, por exemplo.
Lesão no ombro: causas e tratamentos
Essas lesões podem surgir por diversos fatores, como trauma, desgaste natural do corpo e doenças crônicas. Elas também podem apresentar sintomas como dor, inchaço, limitação de movimento e fraqueza muscular.
O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir complicações e limitações funcionais. O médico especialista em ortopedia é o profissional indicado para avaliar e tratar as lesões no ombro.
Entre os principais tipos de lesões no ombro estão: tendinite, bursite, síndrome do manguito rotador, luxação e fratura, cada um com suas particularidades e tratamentos específicos.
Existem diversos tratamentos para as lesões no ombro, que variam de acordo com o tipo de lesão e a gravidade dos sintomas. Entre os tratamentos mais comuns estão o repouso, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, injeções de corticoides e cirurgia.
Além dos tratamentos mencionados acima, é importante manter uma boa postura, evitar esforço excessivo, realizar um aquecimento adequado antes de atividades físicas e manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Conclusão
As lesões no ombro podem afetar qualquer pessoa, mas são especialmente comuns em pessoas que praticam atividades físicas intensas ou que realizam movimentos repetitivos. É importante buscar ajuda médica assim que identificar os sintomas, para que o diagnóstico e o tratamento sejam precisos. O repouso, medicamentos, fisioterapia, injeções de corticoides e cirurgia são alguns dos tratamentos disponíveis para as lesões no ombro. Além disso, é importante adotar medidas preventivas para reduzir o risco de desenvolvimento dessas lesões. Com essas medidas, é possível ter uma vida mais confortável e ativa, sem os sintomas das lesões no ombro.