Lesões nos joelhos são mais comuns em atletas

O menisco é uma estrutura formada por uma cartilagem fibrosa localizada dentro do joelho que atua como um amortecedor. Dentro de nosso joelho existem dois meniscos, o medial e o lateral.

Além de agirem como distribuidores de carga essas estruturas também lubrificam e estabilizam o joelho. As lesões situadas no menisco são mais comuns do que você imagina. Principalmente entre praticantes de atividades físicas.

Mas você sabe como essas lesões aparecem e quais são seus sintomas?

Essas lesões frequentemente aparecem após o paciente sofrer uma forte pancada no joelho que podem ser causadas pela prática de esportes. Levantar muito peso usando as pernas, virar rapidamente somente sobre uma perna e executar agachamentos muito profundos são simples situações diária que acarretam em lesões no menisco.

O envelhecimento também pode contribuir para o surgimento das lesões pois a cartilagem do menisco sofre um enfraquecimento ocasionando traumas no local mesmo com o simples ato de subir e descer uma escada.

Conheça os sintomas

Os sintomas são dor na região lateral ou anterior do joelho, inchaço e em alguns casos ocorre um derrame articular, popularmente conhecido por água no joelho, que se caracteriza por um acúmulo de líquido na articulação. A dor aumenta com o passar dos dias causando dificuldade ao caminhar.

No caso de pequenas lesões o tratamento é feito a partir de descanso do joelho, fisioterapia e remédio anti-inflamatórios e analgésicos prescritos pelo médico. Em casos em que há uma ruptura no menisco a cirurgia é recomendada.

Essa cirurgia consiste em costurar ou até mesmo cortar a parte lesionada. Após a cirurgia o joelho do paciente fica imobilizado por uma tala e é necessário o uso de muletas para a locomoção durante o período de recuperação. A fisioterapia também é essencial após a cirurgia.

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam na saúde dos joelhos

Não há uma receita para prevenir que as lesões no menisco ocorram. Porém manter um peso corporal adequado e praticar exercícios físicos regularmente ajudam a manter seus joelhos protegidos. Mas em casos de lesões degenerativas não há um meio de prevenir a lesão, porém as dicas citadas antes auxiliam na diminuição dos sintomas.

Enfim, em caso de dúvidas busque o auxílio de um profissional da área. Aproveite que está aqui e conheça as nossas especialidades e nossas redes sociais.