Mulheres são as mais prejudicadas pela doença do joanete

O joanete se caracteriza pelo crescimento de uma saliência óssea. Essa enfermidade costuma provocar muito incômodo aos pacientes atingidos por ela.

Existem 2 tipos de joanete. O Hallux Valgus é o tipo mais comum e atinge o primeiro dedo do pé. O segundo tipo, chamado de Joanete Sastre afeta o 5° dedo do pé. Este último tipo também é conhecido como joanete de alfaiate.

Alguns sintomas:

• Calo ossudo na região do dedão do pé
  • Vermelhidão, inchaço ou dor
  • Dedão do pé virado em direção aos outros dedos
  • Dores persistentes
  • Dores nas juntas, agravadas pela pressão do uso dos sapatos

Algumas das causas mais comuns do joanete é o uso de calçados muito apertados, traumas e predisposição genética, como má formação ou hereditariedade (pessoas de uma mesma família geralmente apresentam joanetes).

As mulheres são as mais afetadas devido ao uso de sapatos de salto alto e com bico fino.

Muitas pessoas não sabem mas existe cura para o joanete. Nos casos em que a doença é diagnosticada em sua fase inicial é possível evitar o avanço simplesmente trocando o tipo de calçado que o paciente usa ou com o uso de órteses corretivas.

Outros meios de impedir a evolução do joanete são passar a maior parte do tempo descalço ou chinelos.

Já nos casos mais graves em há dor é indicado a cirurgia de correção para eliminar o problema. Assim, este tipo de procedimento é feito por um médico especializado e com técnicas minimamente invasivas.

Como é feita a cirurgia?

Primeiro é feito pequenas aberturas no joanete que medem cerca de 3 mm. Em seguida o médico introduz uma broca alterada nestas perfurações corrigindo as deformidades causadas pela saliência óssea.

Normalmente o pós-operatório é tranquilo. O paciente sai do hospital no mesmo dia com o pé enfaixado e usando um sapato apropriado.

Se você sofre com joanete entre em contato com seu ortopedista para evitar que a doença cause mais problemas. Cuidados simples como deixar os pés de molho, aplicar compressas de gelo, massagens nos pés podem auxiliar a diminuir as dores.