O colchão pode ser o grande vilão por trás das dores nas costas

Colchão

Qual é primeira coisa que você faz quando acorda? Dá aquele clássico bocejo ou um desestimulante gemido de dor? Se a segunda opção foi a escolhida, então você já deve estar familiarizado com as temíveis dores na coluna. No entanto, sabia que o seu colchão pode ser o verdadeiro culpado por trás disso?

A principal causa de dor na coluna costuma ser a má postura, mas a maioria das pessoas já sabe disso. Contudo, elas se concentram apenas em manter o corpo alinhado quando estão sentadas ou em pé. Ou seja, não dão a devida importância para a postura nos momentos em que se encontram deitadas. Sendo assim, deixam de prestar atenção na escolha de um colchão que se adeque à forma corporal, posição de sono e peso.

Entre as vértebras da coluna vertebral existem discos intervertebrais, que se reidratam à noite. Portanto, manter uma postura incorreta durante o sono pode impedir a reidratação desses discos e deixar os músculos da coluna desajeitados. Isso é capaz de causar dor, estresse, depressão e ansiedade, os quais são prejudiciais à qualidade do sono.

Sendo assim, é importante prestar atenção no tipo de colchão que você usa, para que o seu corpo possa descansar de maneira adequada. Afinal, passamos 30% da vida dormindo. Por isso, preste atenção se o seu colchão está afundando muito, pois o ideal é que ele desça de 3 a 5 centímetros no máximo. Observar essa densidade é necessário, uma vez que 60% do nosso peso fica na região lombar enquanto dormimos. Logo, usar um colchão inadequado pode causar desvio e dores na coluna.

 

Como identificar problemas no colchão


Todo colchão tem um tempo de vida útil, portanto fique atento se o seu já foi comprado há mais de 5 anos. Lembre-se também de observar se ele possui rasgos e manchas visíveis, áreas com deformidades ou afundamentos nos locais de maior uso.

Ainda mais, preste atenção em como você se sente:

Você acorda com frequência e sem motivo aparente?
Não se sente confortável em nenhuma posição e fica se mexendo muito?
Sua dor nas costas desaparece depois de uns 30 minutos que já se levantou?

Agora, você já conseguiu identificar se as suas dores de coluna são, de fato, causadas pelo colchão. Por isso, precisa trocá-lo por outro que se adeque melhor ao seu corpo.

Como escolher o colchão ideal


Em primeiro lugar, é preciso identificar qual é o seu problema:

Se você passa muito tempo do dia sentado, seja estudando ou trabalhando, é provável que tenha dor na região lombar. Por esse motivo, deve escolher um colchão que seja mais resistente (mais duro) e de molas.

Por outro lado, se você sente uma tensão maior e dores na coluna superior e nos ombros, deve optar por um colchão que seja mais macio.

Posição ideal para dormir


Além do colchão, a posição que você dorme também pode contribuir para o abrandamento das dores nas costas. Portanto:
– Durma sempre de lado;
– Tenha um travesseiro que faça sua cabeça ficar em uma posição confortável de 45° em relação ao ombro;
– Coloque um travesseiro fino entre os joelhos.

Acima de tudo, lembre-se: se as dores na coluna persistirem, você deve buscar o auxílio de médico ortopedista imediatamente.

 

Veja meus Vídeos

Artigos recentes