O que causam as Lesões no Manguito Rotador?

Você sabe o que o Manguito Rotador? Se trata de um conjunto de 4 tendões chamado de supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Eles estão situados na ombro e cercam a cabeça do úmero, maior osso e mais longo osso do membro superior, encontrado no braço.

Sua função é de manter o bom funcionamento do ombro, auxiliando na execução de movimentos de rotação, desaceleração e mantendo o membro bem posicionado para que assim os músculos mais fortes possam efetuar suas tarefas.

Mas o que são as Lesões do Manguito Rotador?

As lesões no Manguito Rotador podem ser dividida em três fases.

1°: Edema, inflamação e hemorragia;
2°: Tendinite e fibrose, com ou sem a presença de lesões parciais;
3°: Ruptura completa do tendão, relacionadas a modificações ósseas.

A ruptura desses tendões pode acarretar na perda da função do ombro, impossibilitando ao paciente executar certos movimentos.

As lesões podem ser causadas por traumas, fraturas e luxações. O envelhecimento e problemas vasculares locais, prática de movimentos repetitivos e postura inadequada também podem colaborar no surgimento das lesões.

Sintomas

Em geral, os sintomas são dor forte e diminuição da força ao tentar levantar o braço. Muitos pacientes podem experienciar a dor noturna e não conseguem efetuar simples movimentos como tirar a carteira do bolso.

Pacientes que estão sofrendo com a fase 1 e 2 da lesão, experimentam dor no ombro e na lateral do braço e crepitação. Na fase 3, há a dificuldade de realizar atos de rotação, elevação e abdução.

Para o diagnóstico o médico especialista pode fazer uma avaliação clínica e pedir exames de imagem como Raio X e Ecografia para determinar a dimensão da lesão.

Tratamento

O tratamento vai depender em que fase o paciente se encontra. Nas fases iniciais, as recomendações são repouso, uso de analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia.

Se o tratamento clínico não surtir efeito, o médico pode indicar uma cirurgia de acordo com a doença que provocou a lesão.

Deixe um comentário