Lesões no ombro causam desconforto para dormir de lado

Você tem enfrentado dificuldades para dormir de lado? Saiba que isso pode ser uma lesão na região do ombro. Essa articulação possui o manguito rotador, um grupo de músculos e tendões do ombro, que permitem a movimentação livre dos braços em uma grande amplitude e movimento.

Quando essas estruturas sofrem algum tipo de lesão ou ficam irritadas elas causam dores, fraqueza e limitações nos movimentos. Geralmente essa dor fica intensa e piora quando o paciente dorme de lado.

As lesões no ombro ocorrem em pessoas que executam movimentos repetidos de elevação e rotação dos braços em atividades físicas esportivas ou profissionais. Atletas de finais de semana, pintores, carpinteiros, pedreiros e jogadores de tênis profissionais sofrem mais dessas lesões. Do mesmo modo, o envelhecimento natural também contribui para as lesões no manguito rotador.

Dessa forma, quando falamos em lesões podem ser desde inflamações nas articulações do ombro como também, a ruptura parcial ou completa de algum músculo ou tendão. Nos casos leves a recuperação ocorre com fisioterapias, porém, quando há rupturas é necessária a intervenção cirúrgica. Contudo, uma única lesão pode gerar rupturas no manguito rotador, por isso é essencial o cuidado médico ser prestado o mais rápido possível.

Sintomas das lesões no ombro
  • Dores intensas ao deitar de lado
  • Dor maçante e profunda no ombro
  • Fraqueza no braço
  • Dificuldade para pentear os cabelos ou colocar as mãos nas costas

Além disso, se estiver sentido dores por um período maior que algumas semanas procure um ortopedista pois, quando o problema é identificado cedo melhor é a forma de tratá-lo.

Quais são os fatores de risco para lesões no manguito rotador?
  • Trabalhos em construções: as atividades repetitivas dos profissionais da área da construção podem ocasionar lesões no ombro.
  • Idade: o envelhecimento natural aumento o risco de lesões nessas articulações. É mais comum em pessoas acima de 40 anos.
  • Esportes que envolvam os braços: geralmente os atletas de atividades físicas que utilizam de forma repetitiva os seus braços tem maior chances de sofrer lesões no manguito rotador. Goleiros e jogadores de tênis são alguns exemplos.

Gostou dessa informação? Acesse outras publicações em nosso blog e saiba como cuidar da sua saúde.

 

Deixe um comentário