Perna mais curta que a outra? Conheça a Hemimelia Fibular

Perna mais curta que a outra? Conheça a Hemimelia Fibular

Você já ouviu falar da Hemimelia Fibular? Ela é uma doença congênita rara que se caracteriza pela ausência de uma parte da fíbula (osso longo e fino localizado na perna) ou até mesmo de todo o osso.

Os pacientes afetados por esta enfermidade acabam tendo uma perna mais curta do que a outra e apresentam deformações em seus joelhos e pés, dificultando o ato de caminhar. Em casos extremamente raros, a deformidade pode ocorrer nas duas pernas.

Esta diminuição do tamanha do membro inferior acontece porque os ossos, incluindo a tíbia e o fêmur acabam se desenvolvendo muito lentamente.

Os pés e tornozelos podem apresentar má-formação devido a inexistência de alguns ossos nas articulações. Isso provoca instabilidade no tornozelo e acaba deixando o pé em um ângulo diferente do normal.

Infelizmente, os fatores que podem causar essa a Hemimelia Fibular são desconhecidos. Porém é possível descobrir se a criança tem essa doença por meio do exame de ultrassom.

TRATAMENTO

Na maioria dos casos, o tratamento mais aconselhado é uma cirurgia de reconstrução. Nesse procedimento o médico tenta corrigir as deformidades causadas pela doença e diminuir o contraste de tamanho entre as pernas.

Nos casos em a diferença entre os membros é grande e não há a possibilidade de correção, o paciente pode fazer uso de sapatos especiais ou palmilhas que contribuem para nivelar o tamanho das pernas.

A fisioterapia também é essencial para fortalecer as articulações e garantir que o paciente tenha mobilidade.

O acompanhamento com o médico é essencial desde os primeiros anos de vida da criança. Em caso de dúvidas não hesite em procurar o auxílio de um especialista e aproveitando que está lendo este artigo clique aqui e saiba mais sobre nossos atendimentos.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes