Você costuma prestar atenção aos seus pés? Os nossos pés possuem a função principal de sustentar o nosso corpo. Essa estrutura mecânica segura nosso peso corporal enquanto desenvolvemos atividades simples do nosso cotidiano, como caminhar e levantar da cama.
Mas, você saberia reconhecer qual é o seu tipo pé? Cada pessoa é única em suas características, forma de pensar e jeito de se expressar com o mundo. Porém, quando falamos em pés, identificamos que há três tipos de formato que, de alguma forma, estão relacionados aos nossos ancestrais. Vamos conhecer?
Tipo de pés
• Pé Grego
Este tipo de pé é o mais comum, sua principal característica é que o segundo dedo é maior que o primeiro dedo (maior que o “dedão”). Também conhecido popularmente como o “dedão que manda no marido” ou “pé de quem manda no marido”. Assim, ele é o tipo de pé mais comum nas civilizações ocidentais.
• Pé Egípcio
Este formato de pé se caracteriza pelo dedão ser maior que os demais dedos, que progressivamente vão ficando menores. Este é o segundo tipo de pé mais comum.
• Pé Romano
O pé romano é também conhecido como pé quadrado. Pois o primeiro e segundo dedos são do mesmo tamanho.
Conheça os principais problemas que acometem os pés
Você sabia que o formato de pé grego é o que mais tem chances de desenvolver joanetes? Isso mesmo. Por isso, é necessário cuidar dos pés e, ao primeiro sinal de dor ou desconforto, você deve procurar o atendimento com o ortopedista.
Além disso, quero te falar sobre as principais doenças que acometem os nossos pés.
• Esporão: já falei aqui no blog sobre essa enfermidade que prejudica a locomoção. Ela se caracteriza pela formação óssea em torno do osso do calcanhar. Clique aqui e saiba mais sobre essa condição;
• Fascite: uma inflamação no tecido da fáscia plantar que gera muitas dores após o paciente permanecer muito tempo em pé;
• Joanetes: estão relacionadas a questões hereditárias e também ao uso de calçados inadequados, que ocasionam o desvio do osso do dedo no pé. Esse desvio pode acontecer no primeiro dedo ou no quinto dedo (mindinho). Saiba mais sobre essa doença clicando aqui;
• Cãibras: são contrações dolorosas que ocorrem nos pés, estão associadas à falta de alongamentos, desidratação, má circulação sanguínea ou falta de minerais no organismo.
Dicas para cuidar dos seus pés
Primeiramente, prefira calçados confortáveis para usar no dia a dia. Lembre-se de que sapatos de salto alto e bico fino favorecem o aparecimento de joanetes. Além disso, mantenha seus pés hidratados e bem higienizados. Ao lavar os pés, limpe-os e seque-os bem, assim você evita o aparecimento de micoses e mau cheiro.
Com o avanço da idade, o desgaste dos pés também aumenta, ou seja, o envelhecimento provoca desgastes naturais. Por isso, é fundamental manter o acompanhamento com o ortopedista de forma regular. O médico lhe orientará a respeito do cuidado com seus ossos e com suas articulações.
Acesse também os outros conteúdos aqui do blog que foram feitos especialmente para você. Cuidar da sua saúde é minha maior preocupação.