A tendinite patelar é uma lesão comum nos corredores

Corredores de rua estão expostos a lesões diariamente, principalmente os amadores que não recebem nenhum tipo de orientação. A Tendinite Patelar é uma das mais comuns.

Essa síndrome, conhecida popularmente como joelho de saltador, é caracterizada pela inflamação no tendão localizado na patela do joelho. Ela causa intensa dor, especialmente ao praticar exercícios físicos.

É possível classificar este tipo de tendinite em 4 graus, são eles:

GRAU I: Uma dor leve após praticar determinada atividade;
GRAU II: A dor aparece logo no início do treino;
GRAU III: A dor aparece no início e após o treino, o paciente sofre problemas ao performar as atividades;
GRAU IV: O tendão patelar se rompe parcialmente ou totalmente.

CAUSAS

Existem diversas razões para uma pessoa desenvolver a Tendinite Patelar. Algumas delas são:

• Doenças Crônicas (sobretudo as que diminuem o fluxo sanguíneo);
  • Desequilíbrio Muscular;
  • Falta de Alongamento Muscular;
  • Fatores Anatômicos;
  • Atividades Físicas (o ato de correr e saltar, aumentar a intensidade de seu treino e não respeitar o momento de descanso podem contribuir para o surgimento desta lesão).
SINTOMAS

Os pacientes afetados por esta síndrome sentem dores no joelho que se agrava ao se exercitar.

Além disso, há a dificuldade de movimentar o joelho e uma sensação de rigidez no local após acordar. Da mesma forma o inchaço é um sintoma muito presente nestes casos de Tendinite Patelar.

O diagnóstico é feito a partir de uma consulta com ortopedista de sua confiança, durante esta consulta ele pode pedir exames de imagem como o raio X, ultrassonografia e ressonância magnética.

TRATAMENTO

O repouso é um dos primeiros passos para o tratamento da Tendinite Patelar. Assim como, o uso de faixas elásticas e compressas de gelo é outro meio de melhorar a situação.

Sessões de fisioterapia e alongamento são capazes de auxiliar o processo de cicatrização. Entretanto, se mesmo após todas essas etapas o paciente continuar sentindo dor a cirurgia para restaurar o tendão pode ser necessária.