Água no Joelho: saiba mais sobre Sinovite no joelho

Sinovite do Joelho

Você conhece alguém tenha Água no Joelho? Chamada de Sinovite no Joelho no meio médico, trata-se de um processo inflamatório da membrana sinovial, um tecido que envolve o joelho internamente. Essa inflamação acaba provocando um aumento da quantidade do líquido sinovial, que traz sintomas capazes de prejudicar o dia a dia do paciente.

Causas

Existem 4 tipos de Sinovite, para cada uma delas existe uma causa diferente. Os principais fatores responsáveis pelo surgimento dessa enfermidade são:

Reumatológica: As causas desse tipo de Sinovite costumam ser a artrite reumatoide, lúpus, psoríase, gota e condromatose sinovial;

Infecciosa: Ocorre devido a presença de fungos ou bactéria dentro da articulação;

Degenerativa: Esse tipo acontece quando existe o desgaste articular, conhecido como artrose do joelho;

Vilonodular: Essa categoria ocorre em consequência da deposição de pigmento de hemossiderina, resultado da destruição da hemoglobina.

Sintomas

Os sintomas mais comuns dessa doença são dor no joelho, inchaço no local, fraqueza dos músculos da coxa e da perna, vermelhidão, aumento da temperatura na região, além da dificuldade ao caminhar e ao tentar estender a perna totalmente.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Sinovite o médico pode efetuar um exame físico, com o objetivo de analisar os sintomas superficiais da doença. Os exames de sangue e de imagem como a radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética, também auxiliam na confirmação do diagnóstico. O médico pode realizar uma punção no joelho para avaliar o líquido sinovial.

O tratamento é feito a partir do uso de medicamentos anti-inflamatórios como os corticoides. O segundo passo é praticar fisioterapia para fortalecer os músculos. Em determinados casos, o profissional da área pode remover o excesso de líquido sinovial presente por meio de uma punção.

Quando o paciente sofre com Sinovite Crônica que não obteve melhoras após tentar tratamentos alternativos, uma cirurgia pode ser necessária para retirar o tecido sinovial danificado. A sinovite crônica caracteriza-se pela presença de dor por mais de 6 meses em consequência da artrite reumatoide.

Quer saber mais sobre lesões Ortopédicas? Acesse as outras publicações.