Como manter seus Joelhos saudáveis

Você sabe por que devemos manter os joelhos saudáveis? Essa articulação tem a função auxiliar nas movimentações necessária para nosso dia a dia como ficar de , andar, correr e sentar. O joelho também consegue aguentar nosso peso corporal.

Porém nos dias de hoje, o sedentarismo se tornou comum entre nós mesmo que não seja nossa culpa. Cada vez mais trabalhamos por longas horas sentados em frente a tela do computador e ficamos sem tempo para realizar qualquer tipo de atividade que fortaleça nosso corpo.

Para as pessoas que pretendem começar um esporte, fique atento às lesões no joelho que são capazes de atrapalhar nossa rotina diária.

Algumas dicas podem lhe ajudar a evitar esses traumas, são elas:

Pratique esportes que fortaleçam os músculos anteriores e posteriores da coxa. Esse ato colabora para a diminuição das dores, inclusive em pacientes que sofrem com alguma doença.

Faça uma consulta com um traumatologista do esporte. Esse profissional será capaz de encontrar, por meio de exames clínicos e de imagem, disfunções como joelhos em X ou pé plano. A descoberta dessas condições pode prevenir o aparecimento de lesões durante a prática esportiva.

Busque por orientações de um treinador. Pois ele(a) irá indicar a velocidade e postura que o atleta deve se exercitar. Treinar incorretamente pode trazer lesões graves.

Realize exercícios para fortalecer o joelho e quadril. Pacientes que não buscam por meios de ter joelhos mais fortes, podem sobrecarregar as cartilagens e tendões, resultando em lesões. Já no quadril, essa falta de exercícios provoca a desestabilização da musculatura aumentando as chances do paciente desenvolver valgo dinâmico.

Evite exagerar no treino. O uso excessivo dos tecidos presentes no joelho durante as atividade físicas causa lesões, por esse motivo pratique as atividade com moderação.

E aí, o que achou das dicas acima? Se quiser saber mais sobre lesões no joelho, acesse nossas outras publicações.

Deixe um comentário