Alongamento para tratar a rigidez no corpo

Mulher fazendo alongamento

A rigidez no corpo é causada pela resistência que esses tecidos dão à deformação na falta de atividade contrátil. Geralmente, modificações nos níveis de rigidez estão associadas a problemas no movimento e ao aparecimento de lesões no sistema musculoesquelético. Aliás, o “endurecimento” dos músculos, tendões, ligamentos e fáscias causa a diminuição da velocidade e da amplitude dos movimentos do corpo, dificultando muitas atividades do dia a dia. Nesse caso, alguns exercícios podem ajudar a recuperar a flexibilidade, como o alongamento.

Para que serve o alongamento?

‌Para a realização das tarefas do cotidiano, os músculos recebem, continuamente, estímulos da contração que, associados às tensões do dia a dia, fazem com que eles fiquem mais curtos. Esse encurtamento é responsável por apertar osso contra osso, causando dores e deformações. Mas isso pode ser evitado por meio da prática do alongamento, que é um exercício utilizado para aumentar o comprimento muscular e, como consequência, diminuir a rigidez tecidual. Sendo assim, os exercícios de mobilidade e alongamento:

  • Reduzem a tensão muscular;
  • Evitam lesões nos músculos e articulações;
  • Favorecem a amplitude de movimentos;
  • Melhoram a circulação sanguínea;
  • Aumentam a flexibilidade;
  • Ampliam a mobilidade das articulações;
  • Fortalecem os ligamentos e tendões;
  • Promovem o equilíbrio corporal.

Exercícios para tratar a rigidez no corpo

‌Existem diversos tipos de exercícios de alongamento, sendo que alguns dos mais básicos, recomendados principalmente para quem é iniciante, são:

1 – Exercício para alongar o tronco

‌O alongamento do tronco é utilizado para aliviar a tensão concentrada nas costas.

Como fazer: sentado em uma cadeira, gire o tronco para um lado e fique nessa posição por cerca de 20 segundos. Em seguida, faça o mesmo do outro lado. Repita esse exercício quantas vezes achar necessário ao longo do dia.

2 – Exercício para as pernas

‌O alongamento para pernas ajuda na obtenção de mais flexibilidade e amplitude para a realização dos movimentos.

Como fazer: estando de pé, deslize a perna direita um passo à frente da perna esquerda. Depois disso, coloque o seu peso em cima da perna esquerda e flexione-a devagar. Em seguida, estenda a perna direita, deixando a ponta do pé voltada para cima, e encoste a mão direita na ponta do pé. Permaneça nessa posição por aproximadamente 30 segundos. Por fim, repita o processo do outro lado.

3 – Exercício para o pescoço

‌O alongamento do pescoço é muito bom para aliviar a tensão ou para quem vai exercitar os membros superiores do corpo.

Como fazer: em pé e com as costas eretas, vire o pescoço para o lado esquerdo, direcionando o queixo para o ombro. Aliás, mantenha a rotação máxima que você conseguir por 10 segundos (sem flexionar a cabeça) e, depois, repita o processo do outro lado.

Os exercícios de alongamento vão te ajudar a ter uma vida mais saudável, com mais mobilidade e independência para a realização das atividades do dia a dia. Portanto, consulte um ortopedista e saiba mais sobre como essa atividade pode melhorar sua qualidade de vida!

Veja meus Vídeos

Artigos recentes