Artrose nas mãos: saiba o que é e como tratar

Artrose nas mãos

A artrose nas mãos, também chamada de osteoartrose, acontece por causa do desgaste nas cartilagens das articulações. Esse desgaste aumenta o atrito entre os ossos, gerando dor, rigidez e dificultando a realização de movimentos simples.

Causas para a artrose nas mãos

A osteoartrose é uma doença comum em pessoas de idade avançada. No entanto, o desgaste na cartilagem pode ser acentuado por diversos fatores.

Causas primárias: muitos pacientes não apresentam fatores que justifiquem o quadro de artrose nas mãos. Talvez sejam anormalidades sutis, como pequenos defeitos na superfície articular, que levem ao desgaste na cartilagem.

Ainda mais, outras causas comuns são: obesidade, esforços físicos repetitivos com a mão e esportes que geram grande impacto.

Causas secundárias: a artrose nas mãos também pode surgir devido a:

Doenças reumatológicas inflamatórias;
Traumas;
Necrose óssea;
Doenças metabólicas e endócrinas;
Uso frequente de injeções de cortisona;
Doenças congênitas do esqueleto;
Enfermidades que comprometam os nervos periféricos.
Sintomas

Pessoas abaixo de 40 anos não costumam sentir sintomas. Além disso, a evolução da doença é lenta, mas tende a piorar com o passar dos anos.

Por outro lado, quando existe a presença de sintomas, eles podem permanecer leves, ou até mesmo desaparecer por longos períodos. Esses sintomas costumam ser:

Dor na mão e nos dedos, que pode ser mais forte ao acordar e diminuir ao longo do dia. Contudo, com o avanço da doença, a dor pode ocorrer o dia todo;
Perda de flexibilidade, que atrapalha a realização de movimentos simples, como desenhar ou segurar alguma coisa;
Aumento da sensibilidade das articulações quando aplica-se uma leve pressão sobre elas;
Rigidez nas articulações das mãos e dos dedos, que pode ser mais notada ao acordar ou depois de um longo período sem movimentação;
Inchaço nos dedos por causa da inflamação;
Formigamento nas mãos ou nos dedos, até em repouso;
Rangidos e estalos na articulação;

Ainda mais, é possível verificar a formação de nódulos nas articulações, como o nódulo de Bouchard, que se forma no meio dos dedos. Bem como o nódulo de Heberden, que se forma no final dos dedos.

Tratamento

O tratamento para a osteoartrose não retarda a evolução ou reverte o processo patológico. Contudo, ele tem como objetivo melhorar a rigidez, a movimentação e aliviar a dor.

De acordo com a indicação médica, pode-se fazer o tratamento com:

Medicamentos

Entre os medicamentos para tratar a artrose estão: os analgésicos, como paracetamol, e os anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Isso porque eles ajudam a controlar a dor e a inflamação nas articulações.

Fisioterapia

A fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos ao redor da articulação, diminui a dor e aumenta a flexibilidade.

Um fisioterapeuta deve conduzir esse tratamento, pois ele indicará os exercícios mais adequados para cada paciente. Além disso, ele também pode passar exercícios para serem realizados em casa.

Cirurgia

Por fim, a cirurgia para a osteoartrose é indicada somente nos casos em que os tratamentos não são mais eficazes ou quando uma das articulações está muito danificada. Entretanto, não é possível garantir que a cirurgia acabe com todos os sintomas, pois o paciente ainda poderá sentir dores e rigidez nas mãos.

Portanto, é importante lembrar que o diagnóstico precoce é o melhor caminho para um tratamento mais eficaz. Por isso, faça um visita regular ao médico e cuide da sua saúde.

Veja meus Vídeos

Dr. Daniel Souto

É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.

Artigos recentes