Bico de Papagaio: sintomas, causas e tratamentos

Bico de papagaio: seus sintomas e causas

A osteofitose é o crescimento incomum de saliências ósseas, chamadas de osteófitos, ao redor de uma articulação das vértebras prejudicando o funcionamento do disco intervertebral que em condições normais funciona como um amortecedor entre os ossos.

Essa doença ficou popularmente conhecida como bico de papagaio porque a saliência óssea é parecida com o bico da ave. Surge por causa do desgaste do disco intervertebral que pode ser ocasionado pelos mais variados fatores. O bico de papagaio normalmente afeta pessoas acima dos 50 anos de idade mas pode ocorrer em jovens se forem expostos a fatores de risco.

As principais causas para essa enfermidade são o desgaste dos discos intervertebrais que pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento, a predisposição genética, obesidade, má postura e o sedentarismo.

Traumas sofridos na coluna também podem ser um dos fatores para o surgimento da doença.

O bico de papagaio pode causar dores devido a pressão que as vértebras afetadas fazem nos nervos e músculos. O paciente é capaz de sentir dores fortes nas costas que pode se espalhar para a coxa, essa dor costuma aumentar com o movimento.

Da mesma forma, pode haver a sensação de formigamento nos braços se o bico de papagaio estiver localizado na região cervical. Se a doença estiver na região lombar o formigamento ocorre nas pernas. Além desses sintomas o paciente experimenta uma diminuição da força muscular.

O tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos receitados pelo médico. Em determinados casos a fisioterapia é recomendada com o objetivo de melhorar a postura e minimizar a dor. Em casos mais graves, que apresentem desalinhamento progressivo da coluna ou distúrbios neurológicos causados pela doença a cirurgia pode ser indicada.

A prevenção do bico de papagaio se dá pela melhora da postura, manter o peso corporal adequado, evitar levantar cargas muito pesadas e praticar exercícios físicos como pilates e andar de bicicleta com regularidade.

É importante informar que os sintomas do bico de papagaio são parecidos com os de outras doenças osteoarticulares, por isso é necessário confirmar o diagnóstico com um médico ortopedista para que ele possa realizar os exames necessários.