Cuidados simples que aliviam as dores na lombar

Milhares de pessoas sofrem com dores na região lombar, localizada na parte inferior da coluna vertebral. Elas podem ser agudas ou crônicas. A dor lombar aguda costuma durar apenas algumas semanas e normalmente é em decorrência de um mau jeito na coluna causado por algum esforço físico. Já a dor lombar crônica pode durar alguns meses ou a vida toda. Esse tipo de dor está associado a diversos fatores e pode ser o indício de algo mais sério.

Os sintomas mais comuns de dor lombar são sensação de queimação na região lombar, dificuldade de movimentar livremente, propagação da dor para as pernas e uma dor intensa que pode ser persistente e incapacitante. Elas podem ser causadas por diversos motivos como a degeneração natural de nossas articulações conforme envelhecemos. Inflamações, infecções, artrose, hérnias de disco e até obesidade podem causar dores na lombar.

Mas se você sofre com esse tipo de dor saiba que existem algumas dicas que podem lhe ajudar

As compressas frias são indicadas nas primeiras horas após a lesão pois auxiliam no alívio da dor. Elas anestesiam os nervos e promovem a contração dos vasos sanguíneos. O melhor jeito de usar compressas frias são nos primeiros 2 dias de dor, aplicando várias vezes durante o dia por 20 minutos. Já as compressas quentes são mais adequadas quando não há trauma aparente e são indicadas para quem tem dor lombar crônica pois relaxa os músculos e ajuda no processo de cicatrização.

O repouso deve ser parcial, por isso nada de ficar dias deitado na cama. É necessário manter-se em movimento para que os músculos não sejam prejudicados. Ficar deitado por algumas horas durante mais de dois dias pode acarretar mais dores.

Massagens também fazem muito bem para o alívio da dor. Os alongamentos servem para relaxar os músculos e evita que eles fiquem atrofiados. Inclua na sua dieta alimentos ricos com poder anti-inflamatório como abacaxi, limão, maçã e temperos como o gengibre, pimenta vermelha e alho.

Mesmo com todas essas dicas é sempre bom lembrar que quando se trata de dor lombar a prevenção ainda é a melhor opção. Então não se esqueça de manter uma boa postura, não use sapatos muito altos, prefira o uso de calçados baixos e confortáveis pois são um ótimo meio de prevenir a dor lombar. Da mesma forma não fique sentado por muito tempo e pratique exercícios regularmente.

Enfim, depois de todas essas dicas lembre-se de que o auxílio de um profissional na área também é sempre muito importante. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes