Cisto de Baker: o que é, causas e sintomas

cisto de Baker

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é um caroço benigno que surge na parte de trás do joelho, causado pelo acúmulo de líquido em uma pequena bolsa que fica nessa região.

Nos adultos, o cisto de Baker costuma surgir devido a lesões intra-articulares, que podem causar o acúmulo de líquido dentro da articulação, levando à formação do cisto. Porém, nas crianças, esse problema é mais raro e não tem relação com nenhum histórico de trauma no joelho.

Causas

Dentro do joelho e de todas as articulações existe um líquido que se chama líquido sinovial, que tem como principal função lubrificar as articulações. Normalmente, a produção e a absorção desse líquido pelas estruturas articulares é bem equilibrada.

Porém, devido a inflamações no joelho, como a lesão meniscal, artrite e processos degenerativos, ocorre uma produção excessiva do líquido sinovial (sinovite). Assim, o inchaço causado por essas inflamações tende a comprimir o líquido sinovial, empurrando-o para se acomodar na região posterior do joelho, formando o cisto de Baker.

Fatores de risco

Como o cisto de Baker é consequência de condições inflamatórias no joelho, pessoas de qualquer idade correm o risco de desenvolvê-lo. No entanto, indivíduos com mais de 60 anos são os mais suscetíveis. Mas isso acontece porque, com o passar dos anos, a articulação do joelho fica mais propensa a doenças degenerativas, como a osteoartrite.

Sintomas do cisto de Baker

Em muitos casos, principalmente em crianças, o cisto de Baker não apresenta sintomas evidentes. Sendo assim, ele acaba por ser descoberto ao acaso, em exames de rotina realizados por um ortopedista.

No entanto, nas situações em que o cisto manifesta sinais, eles podem ser:

• Inchaço atrás do joelho e, algumas vezes, na perna também;
  • Dor ou sensação de incômodo no local do inchaço ou em regiões próximas;
  • Sensação de pressão na parte posterior do joelho;
  • Saliência incomum na região posterior do joelho;
  • Dor que se intensifica ao esticar o joelho ou subir escadas;
  • Rigidez na musculatura próxima ao joelho.

Aliás, esses sintomas tendem a piorar depois que o paciente realiza atividades físicas, permanece muito tempo em pé ou parado na mesma posição.

Além disso, apesar de raro, o cisto de Baker pode romper, causando uma dor forte e repentina atrás do joelho, que pode irradiar para a panturrilha. Nesse caso, é essencial procurar o ortopedista imediatamente.

Diagnóstico

O cisto de Baker pode ser diagnosticado por meio do exame físico, realizado pelo médico ortopedista, que avaliará a presença de um inchaço na região posterior do joelho, bem como a de outras doenças que possam ter causado essa condição. Além disso, exames, como a ultrassonografia do joelho ou a ressonância magnética, ajudam a confirmar o diagnóstico.

Tratamento do cisto de Baker

A princípio, faz-se o tratamento da doença que está causando o surgimento do cisto, sendo indicado também o repouso da articulação. Por isso, a conduta mais adequada para tratar o problema dependerá de qual doença está o causando.

Mas, para ajudar a aliviar a dor, o médico pode recomendar:

• Uso de meias de compressão;
  • Aplicação de compressas geladas;
  • Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos;
  • Sessões de fisioterapia.

Além disso, em casos graves, quando a dor é muito forte ou o cisto é muito grande, pode ser preciso drená-lo com uma agulha ou realizar uma cirurgia.

Portanto, ao notar a presença dos primeiros sintomas, entre em contato com um médico ortopedista e agende sua consulta!