Como cuidar da saúde? Gaste tempo consigo mesmo!

saúde

Falar de saúde é também falar de prevenção. Muitas pessoas andam tão ocupadas que não conseguem dedicar um tempo a si mesmas e nem sabem como cuidar da saúde. Talvez, você até conheça alguém que gasta muito tempo ajudando os outros, mas que não tem tempo para cuidar de si.

O problema desta falta de cuidado consigo mesmo é que, quando a doença chega, ela te obriga a parar e retira todo o seu tempo. Dessa forma, você acaba gastando mais horas do seu dia em cuidados médicos e em repousos devido a uma luxação ou rompimento de ligamento, podendo ficar assim por meses até se recuperar.

Portanto, mudar o olhar a respeito da saúde é o primeiro passo. Que tal começar a pensar na saúde dos seus ossos? Isso mesmo. Troque a frase “gastar tempo” por “investir tempo”, invista em você. Uma boa dica é começar pela prática de atividades físicas.

Saiba como cuidar da saúde com exercícios físicos 

Conforme a idade avança, é comum perdermos massa óssea e massa muscular. Faz parte do processo de envelhecimento natural das pessoas. Porém, o sedentarismo ajuda a acelerar esse processo. Dessa forma, a prática de atividades físicas auxilia no fortalecimento da musculatura, melhora o funcionamento das articulações, lubrifica as cartilagens e influencia na manutenção das atividades ósseas, sendo indicada para tratamento da osteoporose.

A prática regular de exercícios físicos melhora a densidade mineral óssea, prevenindo os idosos osteoporóticos de sofrerem fraturas. Destes exercícios destacam-se os de extensão isométrica do tronco e corridas, pois de acordo com a literatura científica, são mais eficientes na melhora da composição da densidade óssea.

Exercícios de equilíbrio e coordenação são indicados para os pacientes idosos. Assim, há melhora no equilíbrio estático e dinâmico, evitando quedas e possíveis fraturas. De maneira geral, esses exercícios não aumentam a densidade óssea e a força muscular, por isso precisam ser combinados com atividades de musculação.
As caminhadas também são importantes, pois melhoram o sistema cardiorrespiratório. Porém, sua eficácia no aumento de densidade óssea é baixa. Entretanto, fazer uma caminhada ao ar livre garante maior estímulo ao paciente, evitando o estresse, desânimo e sintomas de ansiedade.

Outros exercícios que ajudam no aumento da massa óssea

Além das atividades citadas acima, existem outros exercícios que ajudam na melhora da densidade óssea, são eles:

  • Exercícios de alta intensidade: futebol, voleibol, musculação, corridas de velocidade;
  • Aeróbicos: ajudam na prevenção da osteoporose e devem ser combinados com exercícios de força;
  • Exercícios de impacto: a exposição adequada a episódios de estresse exige maior resistência óssea e também previne a osteoporose. Contudo, procure o acompanhamento de profissionais de educação física e ortopedia.

Em outras palavras, investir tempo na prática de atividades físicas ajuda na manutenção da sua saúde.
Hábitos alimentares saudáveis também são um investimento

Da mesma forma, investir em uma alimentação saudável é essencial para que você não perca tempo depois com problemas de saúde. O leite e seus derivados são alimentos que ajudam na reposição do cálcio que perdemos de forma natural. Assim, também existem outros alimentos que nos ajudam a fortalecer os ossos, são eles: brócolis, peixes, frutas secas e nozes.

Lembre-se de evitar alimentos gordurosos e carnes processadas. Caso tenha ficado com dúvidas entre em contato ou converse com seu médico.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes