Condromalácia patelar: 5 dicas que ajudam a combater dores no joelho

Você já ouviu falar na Condromalácia patelar? É um desgaste na cartilagem do joelho que ocasiona dor e inflamação. As pessoas que sofrem com essa doença podem experimentar muita ou nenhuma dor, depende do grau em que foi diagnosticada. Nesse sentido, quando sofrem crises agudas de dor é necessário o uso de medicações.

As mulheres são as mais atingidas pela condromalácia patelar causando crises agudas ou dores constantes.

Acredita-se que o estresse repetitivo das articulações dos joelhos pode favorecer o aparecimento dessa inflamação. Assim como, a musculatura frágil na região do joelho e quadril podem estar relacionadas com a doença. Outro fator é a prática inadequada de exercícios físicos, obesidade, hiperpressão patelar e o uso contínuo de saltos altos.

Os pacientes podem sentir dores constantes ou agudas ao fazer alguns movimentos, porém alguns cuidados podem ajudar a vivenciar melhor este momento:

Sentar com as pernas esticadas

A forma como sentamos pode acarretar em dores na região do joelho, por isso é necessário que elas não fiquem paradas na mesma posição por muito tempo. No seu ambiente de trabalho, procure sentar com as pernas um pouco mais esticadas, mantendo-as na mesma altura do quadril. Assim você diminui a pressão exercida na patela.

Evite o uso de escadas

Se você sofre de Condromalácia patelar é indicado que evite o uso de escadas, pois este movimento de flexão dos joelhos pode causar ou piorar suas dores. Caso tenha o hábito de utilizar as escadas como exercício físico cuide para alongar antes e depois da prática para não piorar a dor.

Compressas geladas

Em uma situação de dor aguda é possível aplicar compressas de gelo na área. Mas cuidado! O gelo deve ser posicionado em cima da patela e não nas laterais, pois há nervos no local e poderia gerar dormência. Utilize a compressa de gelo por 20 minutos três vezes ao dia.

Melhorar os hábitos alimentares também é recomendado

Mantenha o seu peso saudável

A sobrecarga prejudica a articulação do joelho e por mais que o excesso de peso não seja o único fator, ele pode favorecer as dores da Condromalácia patelar. Quanto maior a pressão, maior é o aumento da dor independente do grau da doença.

Evite o uso de sapatos desconfortáveis

Os pacientes que sofrem dessa doença devem escolher bem os seus sapatos. Os calçados que promovem conforto para os pés e possuem amortecedores auxiliam na pisada e são importantes para não piorar as dores. Dessa forma, o salto alto se torna um “vilão” para quem sofre de Condromalácia patelar, pois ele retrai a musculatura que precisa estar alongada.

Gostou das dicas? Passeie por nosso blog e confira outros cuidados importantes para manter uma boa saúde nos seus ossos e coluna. Em caso de dúvidas não hesite em nos procurar. Clique aqui e conheça também nossas especialidades.