Correr de maneira errada pode causar estiramento muscular

O Estiramento Muscular ocorre quando as fibras musculares são esticadas além do limite. Essa lesão é muito comum entre atletas, geralmente por utilizarem as técnicas de treino de maneira errada, correm com postura inadequada, sobrecarga e fadiga muscular.

É possível classificar esse tipo de lesão em três graus, são eles:

GRAU I: As fibras sofrem um estiramento porém não se rompem. O paciente sente dor leve que dura por no máximo uma semana;
GRAU II: As fibras sofrem com uma pequena ruptura causando uma dor de mais intensidade.
GRAU III: É a ruptura total das fibras. Os sintomas são dor intensa, inchaço e a sensação de calor no local afetado.

CAUSAS

Os principais fatores que provocam o Estiramento Muscular são movimentos repentinos, esforço prolongado e a fadiga muscular.

Fazer um esforço em excesso ao efetuar uma contração muscular. Isso acontece com frequência durante a prática de esportes como futebol, vôlei e corridas. O uso de equipamento de treino inadequado também causa o Estiramento.

O diagnóstico é feito por um médico especializado, observando o condicionamento físico do paciente e seu histórico clínico. Os exames de imagem ajudam a complementar o diagnóstico, a ultrassonografia é um dos mais usados.

TRATAMENTO

O tratamento se dá a partir de repouso assim que o paciente começar sentir dor. O uso de compressas de gelo por no mínimo 3 vezes ao dia. Seu médico pode receitar remédios anti-inflamatórios e pomadas para ajudar a aliviar a dor. A fisioterapia é essencial para auxiliar na recuperação da lesão.

PREVENÇÃO

Para evitar que essa lesão ocorra é preciso que o atleta foque no fortalecimento muscular. Os treinos funcionais e alongamentos também são importantes para prevenir o aparecimento de lesões.

Para os atletas que procuram melhorar sua performance a consulta com um fisiologista é fundamental para saber se há algum indício de desequilíbrios musculares.