Doença de Paget

Paget

A doença óssea de Paget (PDB), conhecida historicamente como osteíte deformante, é um distúrbio focal do metabolismo ósseo que ocorre no esqueleto em envelhecimento. Ela é caracterizada por uma taxa acelerada de remodelação óssea, resultando em crescimento excessivo do osso em locais únicos (PDB monostótico) ou múltiplos (PDB poliostótico), além de prejudicar a integridade dessa estrutura afetada. As áreas comumente lesadas incluem o crânio, a coluna, a pelve e os ossos longos da extremidade inferior.

A maioria dos pacientes com PDB é assintomática. O diagnóstico em tais pacientes é, geralmente, feito acidentalmente após exames químicos de rotina que mostram uma concentração sérica elevada de fosfatase alcalina de origem óssea (uma enzima envolvida na formação do esqueleto) ou um estudo de imagem obtido por algum outro motivo que mostra alterações características da doença de Paget no osso.

Quando o indivíduo relata alguns sintomas, as duas principais manifestações clínicas são de dor, devido à lesão pagética no próprio osso, ou por consequências secundárias de crescimento ósseo excessivo e deformidades nas áreas afetadas, como osteoartrite ou choque nervoso. Fraturas, tumores ósseos, doenças neurológicas e anormalidades no equilíbrio de cálcio e fosfato também podem ocorrer. Além disso, devido à vascularização do osso pagético, pode ocorrer sangramento excessivo durante a cirurgia ortopédica.
Outros achados possíveis nesses pacientes são:

●Artrite;
●Dor;
●Deformidade óssea;
●Fratura;
●Radiculopatia devido a síndromes de compressão nervosa;
●Dor crônica nas costas;
●Estado funcional prejudicado.

Essa doença é um achado bastante comum no envelhecimento ósseo e começa a apresentar os primeiros sinais após os 55 anos de idade. Ela também costuma ser mais frequente em homens do que em mulheres. Uma curiosidade interessante sobre essa condição é que ela é uma doença antiga, em que muitos alegam ter sido identificada em um crânio de Neandertal, com relatos dispersos de vestígios de esqueletos ao longo da história demonstrando este padrão desorganizado de crescimento ósseo.

A doença de Paget pode ser proveniente de acometimento genético e possível associação com infecção viral.
O tratamento com bifosfonatos, como ácido zoledrônico , risedronato e alendronato, geralmente pode aliviar a dor, diminuir a renovação óssea e promover a deposição de osso normal. Isso resulta, ao longo do tempo, na normalização da fosfatase alcalina sérica e outros marcadores de renovação óssea, podendo levar à cura radiográfica dessas lesões. No entanto, agentes alternativos, como a calcitonina, às vezes são necessários em pacientes incapazes de usar esses bifosfonatos. Medidas analgésicas, de reabilitação, cirúrgicas e outras também podem ser benéficas.
Entre em contato para mais informações!